Top

Lista das 500 melhores músicas de todos os tempos é atualizada pela Rolling Stone

Ilustração fotográfica de Sean McCabe. Fotografias usadas na ilustração por Jack Robinson / Hulton Archive / Getty Images; Arquivos de Michael Ochs / Imagens Getty, 3; Paul Natkin / WireImage; Val Wilmer / Redferns / Getty Images; Imagens de Theo Wargo / Getty; Jack Mitchell / Getty Images; C Flanigan / Getty Images; Scott Dudelson / Getty Images; Gie Knaeps / Getty Images; Imagens de Emma McIntyre / Getty; Steven Nunez; STILLZ

Lançada pela primeira vez na revista Rolling Stone em 2004, já era hora de atualizar a lista das 500 melhores músicas de todos os tempos. Afinal, muita coisa mudou nesses 17 anos que se passaram. Se, na época, redes sociais como Orkut e Facebook eram novidade, o YouTube estava apenas no campo das ideias e artistas que dominam a cena musical atual ainda eram crianças. É o caso da cantora Billie Eilish, que tinha apenas três anos.

Assim, a revista decidiu refazer a lista e, para isso, convidaram mais de 250 artistas, produtores musicais e outras pessoas envolvidas com a indústria da música, como críticos e jornalistas. Alguns dos nomes responsáveis por auxiliar nesse processo são: Angelique Kidjo, Zedd, Sam Smith, Megan Thee Stallion, M. Ward, Bill Ward, entre outros. Cada um deles mandou uma lista ranqueando 50 músicas e a Rolling Stone organizou os resultados.

Nesse processo, mais de 4 mil músicas foram indicadas. E, enquanto a lista de 2004 era dominada por rock e soul, a nova versão tem mais hip-hop, country moderno, indie-rock, pop-latino, reggae e R&B. Mudança evidente na lista, que incluiu 254 novas músicas, inclusive tomando um terço do top 100.

Como resultado, o que se vê é uma visão mais expansiva do pop, uma prova de que a música continua reinventando sua história a cada nova batida. Na nova lista aparecem artistas como Taylor Swift, Harry Styles, Ariana Grande, David Bowie e tantos outros. Mas o primeiro lugar é da lendária Aretha Franklin, com seu single “Respect”.

Confira a lista completa no site da revista. 

Mais de Cultura