Top

Novo longa de Kleber Mendonça Filho terá estreia nacional em Gramado; veja trailer

“Retratos Fantasmas” teve estreia mundial em Cannes. Longa fala sobre Recife e sua relação com os cinemas de rua – Foto: Divulgação

Após lançamento mundial no Festival de Cannes, o filme “Retratos Fantasmas”, de Kleber Mendonça Filho, acaba de ganhar trailer oficial. O longa-metragem terá sua estreia nacional na noite de abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado, com exibição única no dia 12 de agosto, fora de competição.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Com produção de Emilie Lesclaux para a CinemaScópio Produções e coprodução e distribuição da Vitrine Filmes, de Silvia Cruz e Felipe Lopes, “Retratos Fantasmas” chega ao circuito nacional no dia 24 de agosto.

“Depois da estreia magnífica em Cannes, para o lançamento no Brasil o desafio era criar um trailer forte e pulsante que desse conta da energia e do material valioso que o filme traz”, afirma Matheus Farias, montador do filme e do trailer.

A obra marca a volta de Kleber Mendonça Filho ao festival onde também apresentou os filmes“O Som ao Redor” (2012), “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019), além do documentário “Crítico” (2008).

Ao ritmo de “Meu Sangue Ferve Por Você”, de Sidney Magal, o trailer do filme nos leva a uma viagem no tempo a partir de imagens estáticas e em movimento, por vezes com zoom, que compõem o registro audiovisual do diretor.

Kleber Mendonça Filho e Emilie Natacha Lesclaux, sua esposa, no Festival de Cinema de Cannes 2023 – Foto: Soraya Ursine

“Eu e Matheus passamos muitos meses trabalhando a montagem de ‘Retratos Fantasmas’, conhecemos bem o material. Trocamos ideias sobre o trailer e, quando sentamos, saiu bem rápido. Entre nove da manhã e meio-dia estava pronto. A versão sensacional de Sidney Magal para ‘Meu Sangue Ferve Por Você’ uniu tudo muito bem”, comenta Kleber.

Com 91 minutos, “Retratos Fantasmas” é fruto de sete anos de trabalho e pesquisa, filmagens e montagem, e traz o centro da cidade do Recife como personagem principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como espaços de convívio durante o século 20.

Mais de RG TV