Top

Mussa lança clipe de “Ladainha”, primeiro do álbum visual “Caruru Connection”

Foto: Aloysio Araripe

Misturando a vivência das rodas de samba cariocas com beats eletrônicos, o terceiro álbum do cantor e compositor Mussa foi lançado nas plataformas digitais em junho. Para celebrar o sucesso, o artista lança clipes das quatro faixas do álbum, que serão acompanhadas de histórias em quadrinhos. A ideia é resgatar a sensação de ler os antigos encartes dos discos, uma tradição esquecida pelo avanço digital. O primeiro, “Ladainha”, tem direção do próprio músico.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Antigamente, quando comprávamos um CD, ele vinha acompanhado de encartes que traziam a letras das músicas, ficha técnica e até mesmo artes que faziam sentido na obra. E além de cantor, sou artista visual, sempre fui responsável pela capa dos meus álbuns, e com o ‘Caruru Connection’ não podia ser diferente. Então preparei um lindo encarte em formato de história em quadrinhos, onde cada música ganhou seu próprio enredo.”

O vídeo traz em sua estética um estilo noir, com parte das gravações realizada em uma praia paradisíaca no Rio de Janeiro. O conceito da produção remete ao clássico universo das histórias em quadrinhos.

Foto: Aloysio Araripe

“Conforme a câmera vai passando pelos quadros, estes vão ganhando vida por meio de animação. Toda a filmagem foi feita em preto e branco, criando uma dramaticidade maior e seguindo a identidade visual dos desenhos”, conta.

Todas as canções da coletânea devem ganhar o mesmo tratamento, se tornando uma espécie de álbum visual, unindo-as em um universo único. O encarte com as histórias será vendido nos shows.

“A música, o quadrinho e clipe irão compor uma linguagem única, que conversará entre si. Então a estética é a mesma. As letras são o fio condutor e convidam o leitor a entrar no mundo fantástico das músicas, através das ilustrações. Depois de ‘Ladainha’, pretendo lançar os outros clipes mensalmente, seguindo a ordem do álbum, e por fim teremos o álbum visual, englobando todo o conteúdo.”

Foto: Aloysio Araripe

A direção do clipe é do próprio Mussa, que também foi responsável pela montagem e pós-produção, além de assinar o arranjo e as composições. “Ladainha” foi feita em parceria com Tadeu Mota, e foi inspirada em um patrimônio histórico nacional: a capoeira.

“A capoeira é um jogo, uma arte marcial, uma dança e também uma mistura de todos esses elementos. Por isso, acaba tendo uma base musical bem importante, que influenciou o gingado da música popular brasileira. Quando escutamos pela primeira vez, no violão, se assemelhava muito a uma cantiga de capoeira, e no estúdio trouxemos uma roupagem um pouco mais pop”, finaliza.

Mais de RG TV