Top

A idade bateu e a banda Persia resolveu transformar em clipe; assista

Persia lança clipe de “Rebobinar” – Foto: divulgação

VHS, DVD, rebobinar, os termos citados podem ser comuns para os millenials, mas para a geração Z, esses termos não trazem sentimento algum. Quando a ‘ficha caiu’ – mais uma das expressões datadas – de que certas ‘tecnologias’ estão ultrapassadas, surgiu a inspiração para o single “Rebobinar”, da banda Persia. Gravado no famoso BTG Studio, em São Paulo, a faixa teve masterização de Chris Hanzsek, produtor ícone do grunge. O clipe e a música já estão disponíveis.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“A batera, Julinha, tem 15 anos. A galera da idade dela não teve contato com alguns termos que parecem óbvios para a geração anterior, de 25 – 30 anos. Nunca rebobinaram uma fita… Nunca tiveram contato com um VHS ou mesmo um DVD. Então, a música, além de falar sobre uma relação que não tem um final feliz, remete a termos vintage: ‘prefiro um riso em honesto em SD, do que um sorriso falso em HD’. A música trata dessa relação apodrecida, como se fosse um filme antigo que apagou e não tem mais jeito de salvar ou rebobinar.”, explica Felipe Mattos, guitarrista e vocalista da Persia.

O single “Rebobinar” sucede os singles “Solitude” (2021) e “Heroína” (2020), que juntos antecedem o clima do novo disco, “Heroína”, que será lançado como NFT. Apenas algumas músicas serão lançadas nas plataformas de streaming, e o álbum completo poderá ser adquirido via NFT.

Com influências musicais que vão de Sepultura até Justin Bieber, a Persia é uma banda que também se inspira na persona artística de Jack White e do White Stripes, o que se nota no clipe de “Rebobinar”, com a presença apenas do guitarrista e da baterista na tela. As referências para criar a sonoridade pop rock pero no mucho da Persia também vem de nomes como Los Hermanos, System of A Down, Billie Eilish, entre outros.

De São Paulo (SP), a Persia é uma banda que une o rock alternativo com influências de ritmos latinos, música brasileira e, até mesmo, trilhas sonoras de filmes e games. Desde 2014 na estrada, o projeto é liderado por Felipe Mattos (voz e guitarra) e, atualmente, conta com a presença de Julia Menossi (bateria). Já dividiram o palco com nomes como Capital Inicial, Ira!, CPM 22, e participaram de grandes festivais tais como Expomusic e o Rock na Cidade, promovido pela rádio “89 FM – A Rádio Rock”.

O single “Rebobinar” foi gravado no BTG Studio, em São Paulo, com produção e mixagem de Leo Ramos, já a masterização ficou por conta de Chris Hanzsek, lendário produtor da cena grunge em Seattle (EUA). A engenharia de som ficou por conta de Zeca Leme, com assistência de Luigi Sucena. Participaram da faixa os músicos Felipe Mattos (voz, guitarra e baixo) e Leo Ramos (bateria), embora seja Julia Menossi a baterista no clipe da faixa. O clipe também contou com Gabriela Schumaker (maquiagem) e Rogerio Soares (operador de câmera). A capa do single é de autoria da artista Elektra.

Veja o clipe de “Rebobinar” aqui:

Mais de RG TV