Top

JayA Luuck reflete sobre racismo em novo single; assista

Foto: Reprodução/Instagra/@jayaluuckzin

A rejeição, a falta de oportunidade e a violência marcam a trajetória de um corpo negro no Brasil. E ter que lidar com essa desigualdade e solidão – apesar da ascensão social – foi o gatilho para JayA Luuck compor seu novo single: “The Walking Dead”.

Começando pelo refrão, JayA já expõe que sua nova música é sobre superação: “Meu coração já foi quebrado mais de mil vezes / Por isso eu não confio mais em ninguém […] Por causa desse dinheiro, a falsidade vem / E ela veio me olhando achando que ia se dar bem”. Além da superação emocional, também há a financeira: “Antes eu comprava roupas no bazar / Hoje eu tiro do shopping e boto no armário”.

Só que esse jeito de lidar com a ascensão não repara o sofrimento. E JayA entra em uma camada mais profunda da sua cor/dor quando relata o racismo que sofre: “Eu sei que eles querem ver minha camisa sangrando / Esses racistas me deixam pensando / Quando devo atirar? / Quando eu devo atirar?”. A falta de confiança pelas pessoas ainda ganha um peso com a perda de amigos próximos, como relata uma história real que aconteceu recentemente na comunidade onde mora, em Pituaçu, na Bahia: “Meu Deus, não posso perder mais nenhum dos meus manos / Com vinte anos, já perdi mais de 20 manos / Nomes pixados nas paredes do meu bairro / Deixaram saudade, então, eu atiro pro alto”.

Por meio da arte, JayA reage à violência com violência, comparando racistas a zumbis – sem cérebros – e travando uma guerra com eles em um clipe de mega produção.

 

Mais de RG TV