Top

Criolo lança música-manifesto em homenagem à irmã, em feat com Tropkillaz

Foto: Divulgação

Criolo acaba de lançar “Cleane”, parceria com Tropkillaz e uma homenagem à irmã, que faleceu em decorrência da Covid-19 neste ano.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Produzido pela Pródigo Filmes, com direção de Helder Fruteira, o clipe foi concebido em forma de manifesto, com alguns importantes e representativos signos para as sequências. As críticas, menções e homenagens estão muito contidas no elenco, nas performances, na cenografia e na fotografia.

Toda a equipe estava alinhada no propósito comum do projeto: construir um filme que fosse potente e trouxesse a revolta e indignação pelo momento caótico que o Brasil passa, mas que também trouxesse poesia e esperança, uma das formas que temos para atravessar esse momento tão denso. Todas as gravações seguiram os protocolos de segurança para o combate à Covid-19.

As performances dos bailarinos entram como representações dos sentimentos e do imaginário de Criolo. Os movimentos se conectam com a ideia de abordar expressividades diversas, mas no final há uma busca de equilíbrio entre tudo que sentimos.

“Um diretor cheio de sensibilidade e amor pela arte e meus pais comigo nesse processo (sozinho não conseguiria). O desejo de levar ao mundo toda a nossa indignação, mas com respeito e amor a todas as pessoas no Brasil. Não acabou e nunca vai acabar a pandemia, sobretudo para quem perdeu um ente querido. A arte, mais uma vez, ajuda a ressignificar e emanar boa energia, mesmo no meio de um caos tão complexo e profundo, que vai pra além dos últimos anos, mas que agora reencontra num limite nunca visitado. Que o amor possa de algum jeito, forma e milagre visitar o coração de todos sem estrutura, por escolha de um país que decide quem vive e quem morre”; diz Criolo.

Tropkillaz falou sobre a parceria: “Trabalhar com o Criolo é sempre um privilégio sem igual. Sempre fomos amigos e parceiros, agora, depois que começamos a compor e produzir juntos, nossa conexão musical ficou muito forte. Ele incorpora e interpreta as músicas e as letras como ninguém. Esperamos que nossa sintonia renda muitos frutos ainda”.

Fruteira, diretor do clipe, explicou sobre a concepção: “Foi uma honra enorme dirigir esse projeto, sendo até difícil encontrar palavras que possam representar os sentimentos. O Criolo é uma das maiores referências e inspirações artísticas da minha geração. Acompanho seu trabalho desde o ensino médio, e poder somar nesse clipe, que narra um momento tão complexo e ao mesmo tempo extremamente pessoal e humano dele e da família, foi uma experiência única. O tema exige muita responsabilidade, todo o processo foi pensado com muito respeito e carinho pelo nosso time. A música por si só já tem uma força incrível e perpassa muitos assuntos que precisam receber nossa atenção. Cada assunto trazido por Criolo nessa composição é urgente e necessário, por isso, de forma cuidadosa, fomos construindo esse elo entre os sentimentos cantados por ele e o visual. Esse projeto faz parte de uma engrenagem maior, de uma articulação de pessoas que estão lutando para colocar nosso país de volta no caminho certo. Tudo vibra sobre sentimentos! Gratidão a todes que tornaram isso possível. CLEANE, PRESENTE!.”

Mais de RG TV