Top

Duo 2DE1 lança REP “Emersão” em live performance; assista

Foto: Mavo Content

Não existe uma transformação profunda sem uma ruptura, sem um movimento que reorganiza o que existe até então. Com a chama da revolução acesa, o duo 2DE1 divulga na íntegra o EP “Emersão”, acompanhado de um álbum visual gravado em performance ao vivo, com a banda que acompanha o duo nessa nova fase. O projeto foi filmado na antiga fábrica da Greve de Perus, patrimônio histórico da cidade de São Paulo. A partir de uma produção independente com cinco faixas que contam uma única história, o trabalho apresenta uma trajetória que começa na confissão da necessidade de uma ruptura e segue até a manifestação de uma fé na construção de um novo caminho.

“Emersão é um mergulho de olhos abertos até a construção de uma nova superfície. O EP é como uma proposta para despertar nas pessoas o calor dos movimentos, é preciso dizer que é possível mudar e que a luta é necessária para grandes mudanças nas estruturas políticas, econômicas e sociais”, conta Fernando.

A dupla, que já é conhecida por usar sua arte como exercício e instrumento de resistência, agora traz um trabalho completo que define a manifestação e importância da luta popular. Duas faixas do EP foram lançadas anteriormente: “Emersão”, lançada no dia da Revolta de Stonewall com clipe produzido pela Umana Films; e “Confesso”, um R&B com coprodução do experiente DJ Duh. As duas canções também ganharam piano session intimista dirigido pela Mavo Content, gravado e filmado no Teatro de Contêiner, em São Paulo.

As três faixas inéditas são: “Você pode não ver, mas sente”; “Eu sei que aguento”; e “A paz é pálida”, essa última que resgata a herança latina com a participação da artista argentina Pitoniza. A faixa, que é um verdadeiro manifesto sobre romper com o sistema, foi composta em parceria do duo com a cantora de hip hop, que constrói sua produção autoral mesclando rap e ritmos tradicionais.

A letra nasceu como uma referência ao poema “Da Paz”, do escritor Marcelino Freire, resultando no trecho do manifesto que diz: “A paz é pálida / Sem sangue, sem emoção. / Enche de mágoa e de espinhos esse teu coração / Te mostra o passarinho mas te prende aqui no chão / Focam na fábrica, na máquina. / Nós só figuração, nós só representação”.” As faixas “Você pode não ver, mas sente” e “Eu sei que aguento” representam a ruptura seguida da dor, movimentos necessários para a construção de grandes mudanças.

“As músicas do EP fazem parte de um processo de reflexão que vivemos em 2020, em que as relações dentro da sociedade ficaram ainda mais evidentes por conta da pandemia”, completa Felipe. Nessa nova fase da carreira do 2DE1, as vozes dos irmãos gêmeos Fernando e Felipe se mesclam de forma ainda mais natural, com uma sonoridade que constrói uma nova voz do duo, que é a junção mais frequente dos dois vocalistas.

Mais de RG TV