Top

Anná lança releitura de “Tico-Tico no Fubá”; assista

Anná – Foto: Bruna Franco

No último ano, Anná lançou seu primeiro álbum, “Colar”. Agora, a cantora e compositora comemora a chegada do videoclipe de “Tico-Tico no Fubá” nesta sexta-feira (23.07). A canção, composta por Zequinha de Abreu em 1917, ganhou o Brasil na voz de Carmen Miranda nos anos 1950, e volta à cena agora em nova roupagem.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“O lançamento faz uma alusão aos primeiros hits da indústria musical brasileira”, conta Anná, que convidou para a produção musical Ubunto – produtor de artistas como Majur, MC Tha, Hiran e Larissa Luz. A faixa faz parte de seu próximo álbum “Bra$ileyrah”, com previsão de lançamento ainda neste ano.

Nascida em Portugal, mas com alma brasileira, a pequena notável Carmen Miranda explodiu no Brasil e no mundo inteiro com seus balangandãs. Anná é um bebê dessa influência, mas transforma o clássico das rodas de choro em pagodão baiano, trazendo ainda elementos da música eletrônica.

Essa mistura de universos já é característica da obra dela e leva o nome de “música de colagem”. Juntando instrumentos dos primórdios da indústria, como o violão 7 cordas, a elementos extremamente atuais, como os beats eletrônicos, Anná une as pontas da linha do tempo da indústria musical brasileira. A cantora amarra 2020 com 1920, trazendo sua perspectiva sobre os últimos cem anos da música.

A faixa chega com clipe dirigido pela própria Anná em parceria com Isadora Levy. Gravado em Mococa, sua cidade natal, a artista aplica no videoclipe, mais uma vez, a ideia de união de pontas opostas através da conexão do rural e techno, terra e neon, natureza e digital. Essa dualidade também se apresenta na coreografia, que mistura os movimentos clássicos dos braços de Carmen Miranda com passos atuais comumente utilizados na rede social TikTok. Filmado com equipe 100% feminina, a exceção foi Val, professor de dança de Anná desde que ela era criança, que incorporou o passarinho tico-tico colorido.

Os figurinos também foram um ponto importante para a produção, já que Carmen foi, e é até hoje, um ícone da moda. Os modelos foram inspirados nos looks marcantes da diva, mas trouxeram tecidos neon numa referência à atualidade. Além disso, os visuais contaram com a parceria do bloco Tarado Ni Você.

Mais de RG TV