Top

Rapper mineira Mayí canta a regeneração do povo preto no single “Reai$”; assista

Foto: Lucas Campos

“É sobre a regeneração do povo preto, para que nossa cultura se mantenha viva e fortificada”. Essa é a definição da mensagem que a rapper mineira Mayí desenvolve nos versos de “Reai$”, novo single da artista em parceria com o paulista Malcolm VL. Com produção do mineiro Coyote Beatz, a faixa menciona figuras como Martin Luther King e Malcolm X para chamar atenção para a necessidade de combater o racismo estrutural ainda presente na sociedade. 

Ao mesmo passo que destaca a necessidade de uma postura combatente, a artista entoa que “a liberdade vai cantar” em um futuro onde a superação do problema seja a realidade. A música chega nas plataformas de streaming pelo selo MacacoLab (braço da produtora A Macaco, que produz o megafestival Sarará) e é acompanhada de um registro audiovisual que está disponível no canal de Mayí no YouTube.

Os versos diretos de “Reai$” não deixam dúvidas sobre os recados que Mayí quer reverberar. A potência da mensagem, inclusive, chega a transbordar a própria letra. Prova disso é a força simbólica da junção entre a rapper e Malcolm VL. “A troca entre a gente fluiu demais. Mesmo vivendo em estados diferentes, os assuntos que tratamos nas nossas músicas, como a cultura preta, jovem e periférica, trazem experiências que são universais, felizmente ou infelizmente”, explica a artista, que vê a conexão de realidades de diferentes periferias como a criação de um “Megazord periférico”.

As referências musicais buscadas por Mayí também reforçam a conexão entre realidades aparentemente distintas, mas que são atravessadas pelo racismo. “Além de ter vivências cotidianas da minha vida e situações que já passei com a minha família como inspiração, eu busquei referências em artistas que também projetam esse tipo de mensagem em suas músicas, como MV Bill, Lauryn Hill e Death Grips”, conta.

O lançamento de “Reai$” sucede o single “Sedenta”, lançado por Mayí em março, com o DJ e produtor mineiro Vhoor. As músicas são parte de uma série de parcerias que a rapper pretende lançar durante o ano.

Mais de RG TV