Top

Novo clipe de Victor Cali e Gabriel Peri traz críticas à banalização da morte

Foto: Divulgação

Quase como um documento histórico de seu tempo, o novo clipe de Victor Cali e Gabriel Peri, “Cada Qual“, usa a ilustração para refletir sobre a naturalização da morte no Brasil. Feito em preto e branco e traços simples,  os personagens do clipe não têm identidade: são apenas mais um na estatística, são o “vai e vem de ninguém”. A animação foi coproduzida pelos desenhistas e animadores Stefany Hibrain e Ali Bark, com storytelling realizado pela artista visual Saritha Saths.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A música, com composição assinada pela dupla, se debruça sobre a dualidade da dor e do desejo. Submersos nessa esfera carnal, a única cor viva que pulsa no clipe é o vermelho do sangue. As ilustrações trazem à tona as críticas ao descaso do governo, a violência policial e a política de morte do atual presidente do Brasil, que é cartunizado na obra em seu gesto de armas com as mãos.

“A música foi composta nas eleições de 2018, onde os ideais fascistas foram escancarados. Contudo, a resgatamos agora porque se encaixa totalmente no atual cenário de descaso dos governantes com a pandemia. Na letra refletimos sobre quanto vale uma vida”, conta Cali.

A atmosfera do clipe conversa com a sonoridade da música em drum & bass. O contra-baixo é de Cali e direção vocal de Peri. Juntos, suas vozes se entre laçam na música, que também utiliza de partes orgânicas e fluidas misturadas com piano e efeitos vocálicos.

Sem intenção de suavizar, “Cada Qual” foi feita para causar incômodo e reflexão. Curta e direta, ao fim deixa a pergunta: “e onde enterram?”

Esse é o terceiro som de parceria entre Cali e Peri, que já lançaram em 2017 o single “A(mar)”, que contou com clipe da produtora Peixe Barrigudo. Agora em 2021, lançaram uma versão intimista e acústica de “Deixa as Águas Rolarem”, com uma ilustração de capa por Naya Art, desenhista paulistana. Peri é formado em canto popular pela Etec de artes, lançou em agosto de 2019 seu primeiro single “Visitante’’ com videoclipe que alcançou mais de 100 mil visualizações em seu canal no Youtube, além dos lançamentos nos canais musicais MTV, Multishow, Music Box Brazil e BIS. Em seus últimos trabalhos, tem buscado misturar referências clássicas da MPB com o frescor da nova geração de músicos brasileiros.

 “Cada Qual” foi gravada no estúdio Sigo Som na Zona Leste de São Paulo, com os arranjos do produtor Wester Ly e direção artística de Binho Santana, a mente criativa do espaço.

Mais de RG TV