Top

Alice Merton lança “Vertigo”; assista

Alice Merton – Foto: Reprodução/Instagram/@alicemerton

Em uma noite fria, Alice Merton repentinamente percebe que algo está errado enquanto está na fila, esperando para entrar em uma boate. Embora esteja cercada apenas por amigos e estranhos desinteressados, ela tem a sensação de que está sendo observada. Parece que a cada passo que dá, está sendo julgada por um júri invisível. Que paradoxo: há pouco tempo ela estava se apresentando para um público de milhões no The Voice alemão, ou em grandes palcos ao redor do mundo. Mas essa visita inofensiva à boate de repente a deixa com medo.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

A cada passo mais perto da grande porta de aço, sua pulsação acelera; a cada pulsação do baixo vindo de dentro do clube, ela se sente pior. Uma pontada de tontura – uma vertigem – a desequilibra. Antes que a próxima onda de desconforto chegue até ela, ela toma uma decisão rápida e se desculpa, virando-se para correr para casa e deixando seus amigos perplexos.

A manhã seguinte é seguida por um desamparo: o que foi isso? Como é possível amar tocar na frente de um público e derramar sua alma nas músicas e, ao mesmo tempo, entrar em pânico quando se quer sair e dançar? Se expressar com confiança na frente de milhões de telespectadores, mas também para temer o julgamento de estranhos? E de qualquer maneira: não podemos ser os dois? Corajosos e medrosos, confiantes e tímidos, estáveis e abalados pela vertigem.

Em “Vertigo”, o primeiro single de Alice em 2021, a jovem de 27 anos descreve o longo caminho da incerteza de volta à autoconfiança. Enfatiza a inquietação que a toma repetidamente, o pensamento: “Por que não posso simplesmente deixar isso para trás?” Esses pensamentos e emoções contraditórios que são tão familiares para todos nós somam um efeito extremamente positivo – “Vertigo” nos deixa mais poderosos do que ansiosos: um arranjo indie pop com guitarras distorcidas, além da voz cristalina de Alice. O resultado é uma reminiscência de invasão britânica, sem sombra de dúvida.

Foto: Reprodução/Instagram/@alicemerton

Com suas qualidades energéticas ao vivo, “Vertigo” alimenta o apetite por festivais e concertos, que definitivamente voltarão em algum momento. O grande responsável por isso é o produtor canadense Koz, indicado ao Grammy, que trabalhou com Dua Lipa (“Physical”), entre outros. Aqui, também, ele acrescenta ao que já fez Alice se destacar no passado – seu apelo pop – com uma atitude intransigente e indie. Isso permite que Alice dê outro grande passo: ela também encoraja uma geração e a si mesma de que haverá verões tranquilos novamente. Que vocês poderão dançar novamente e deitar nos braços um do outro. Que é absolutamente bom ter muitas facetas, nem sempre estar claro, e que força e fraqueza não são mutuamente exclusivas.

E o mais importante, que essa tontura, essa vertigem, também passará.

Mais de RG TV