Top

5 dicas para quem quer começar a fazer lives ou gravar vídeos em casa

Foto: Getty Images

Por Mônica Donatelli, da Dobra Filmes*

Fazer lives no Instagram e gravar vídeos para este e outros canais pode parecer tarefa fácil. Mas para produzir um conteúdo de qualidade é necessário alguns cuidados e seguir uma cartilha básica. Vamos falar aqui sobre cinco passos a ser seguidos por quem quer começar a gravar vídeos em casa com o máximo de qualidade possível. E não precisa ser com uma câmera de última geração. O celular já vale!

Por conta da pandemia da Covid-19, (aqueles que podem) estão passando 24 horas por dia dentro de casa. E o que a grande maioria tem feito? Claro, acessando a internet. Esse é o momento para você ser visto. Se já vinha sentindo vontade de montar um canal com conteúdo bacana ou pretende melhorar a qualidade dos seus vídeos, siga o flow:

Foto: Getty Images

1) ENQUADRAMENTO
Cuidado com o fundo! Você não vai querer mostrar aquela bagunça em cima da mesa, não é? Nem aquela porta do banheiro aberta atrás de ti. Procure um lugar bonito e arrumado para gravar. Se o seu vídeo for para o IGTV (plataforma de vídeos do Instagram), o celular deve estar na vertical e, para qualquer outra plataforma, o celular deve ficar na horizontal.

O aparelho deve estar com a câmera na altura dos olhos. É super incômodo quando a gente assiste a um vídeo em que a pessoa está olhando para baixo ou pra cima. Fique atento! Você deve estar no centro da tela e te mostrando da altura do peito pra cima. Cuidado com o teto! Muito teto no enquadramento fica esquisito, também. Lembre-se: você deve preencher quase toda a tela.

O ideal é que o celular esteja apoiado sobre um lugar plano ou fixo e não na sua mão, evitando que o vídeo fique tremido ou mudando de enquadramento toda hora. Invista em um ring light (anéis de luz com apoio para celular)!

Foto: Getty Images

2) OLHE PARA A CÂMERA
Na hora de gravar, todo mundo coloca na função selfie, principalmente quem é envergonhado e vai gravar sozinho. Essa função ajuda muito, claro. Mas não esqueça de checar o enquadramento, maquiagem etc.

NUNCA grave olhando para você e sim diretamente para a câmera do celular. Só assim você vai conseguir olhar nos olhos dos espectadores. O ser humano costuma a não confiar em quem não olha nos olhos na hora de conversar. Então, além de se distanciar do seu público, você ainda corre o risco de perder credibilidade sobre o que está falando.

Foto: Getty Images

3) CUIDADO COM A LUZ
Preste atenção na luz que entra pelo ambiente em que você está. De preferência, grave durante o dia, perto de uma janela onde entra luz natural. Sempre se posicione de frente para ela, nunca fique de costas ou de lado, pois seu vídeo pode ficar com sombra e você não vai querer parecer só um vulto. Na dúvida: olhe no visor e veja se mantém a cor natural do seu rosto: não deve estar nem muito escuro e nem claro.

4) SOM AMBIENTE
Tão importante quanto a imagem, o áudio é imprescindível. Ainda mais em vídeos informativos. Procure um lugar silencioso dentro e fora do ambiente. Não adianta estar sozinho em casa e gravar de frente pra uma janela, que dá para uma avenida movimentada. Procure um ambiente que não tenha eco, também. Quanto mais limpo for o som, mais profissional ficará seu vídeo.

Foto: Getty Images

5) NÃO LEIA!
Faça um roteiro com tópicos sobre o que você precisa falar e estude antes para não esquecer. Na hora de apertar o REC fale com as suas palavras, com o que vem na cabeça, pois só assim soará natural. Pense que esse vídeo será enviado apenas para um grande amigo, alguém que você tem bastante intimidade. Dessa forma, você ficará muito mais tranquilo. Se gravar pensando em quem poderá assistir, você vai travar.

Outra coisa importante: linguagem coloquial só para o Supremo Tribunal Nacional. Estamos na internet. O que vale é cativar as pessoas. O ser humano se conecta com aquilo que for mais “gente da gente”. Quanto mais sincero, mais pessoas vão se conectar a você. Portanto, papel e caneta na mão pra começar a montar seu roteiro e ser feliz! Tenho certeza que vou esbarrar com você mandando ver por aí. Sucesso!


*Mônica Donatelli é diretora cinematográfica e roteirista, formada em cinema e audiovisual. Ganhadora de diferentes prêmios na área, foi responsável pelo vídeo de cobertura do talk da campanha #BlusaSemAlça da Hering em parceria com a Harper’s Bazaar Brasil, em março passado. Empresária, está à frente produtora Dobra Filmes, com sede no litoral de São Paulo, mas que também atua na capital.

Mônica Donatelli comanda a Dobra Filmes (Foto: Acervo Pessoal)

Mais de RG TV