Top

Silêncio

Veja o vídeo viral de Marina Abramovic e seu comovente reencontro com Ulay. Arte e amor, baby

Marina Abramovic é musa das artes. Ela, aos 67 anos, ainda comove com suas performances e sua maneira peculiar de encarar e reacender as emoções de todos nós. O vídeo de hoje da RGTV não é novo: ele foi feito em 2010 no MoMa, em Nova York. Na ocasião, uma retrospectiva de Marina acontecia no local.

Abramovic, que estava presente, claro, estava fazendo uma performance: ficava um minuto com cada um dos visitantes que quisesse participar no momento. E tudo em silêncio, apenas troca de olhares.

Eis que, sem ela saber, certo visitante ilustre aparece: era Ulay, que ela não encontrava mais de duas décadas. Os dois tiveram uma bela história juntos nos anos 70, quando o amor deles se juntou à arte. Chegaram a morar num furgão, fazendo inúmeras performances, percorrendo cidades e tal.

Só que, como duas pessoas maduras, perceberam um ponto essencial da vida: já não valia mais a pena estarem juntos. Como uma despedida poética, os dois decidiram percorrer a Muralha da China, cada um em um ponto, culminando num encontro no meio do monumento. Ali, deram um abraço e fizeram uma espécie de acordo: nunca mais se encontrariam.

Se essa história já comove, como se tivesse saído de um filme, então veja o vídeo. Nele, Ulay aparece de surpresa, sem Marina saber. E RG mostra aqui, para inspirar o seu dia. Isso é a arte quando vira um sentimento da forma mais pura e exteriorizada.

Play – e pode chorar, ok?

Mais de RG TV