Top

Joias reais contrabandeadas durante a revolução russa vão a leilão nesta semana

Joias da da grã-duquesa Maria Pavlovna – Foto: reprodução/Sotheby’s

Contrabandeadas para fora do país durante a revolução de 1917, joias que pertenceram à nobreza russa estarão em leilão que começa amanhã (10.11) em Genebra, na Suíça. Mas os colecionadores precisam estar dispostos a pagar altos valores pelos itens de luxo. 

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O anel com diamante rosa-alaranjado de 25,62 quilates, por exemplo, é estimado entre 3,6 milhões e 5,38 milhões de francos, o equivalente a mais de R$ 27 milhões. Embora seja a estrela do lote no leilão semestral de joias da Sotheby’s, o anel não estará sozinho.

Um grande broche oval de safira e diamante, junto com um par de brincos combinando também estão no lote. As joias históricas foram da grã-duquesa Maria Pavlovna, tia do último imperador russo, Nicolau II.

Pavlovna escapou da Rússia revolucionária e viveu na França até sua morte, em 1920. Seu broche e brincos estão sendo vendidos por uma família real europeia que os arrematou em um leilão em 2009, segundo a Sotheby’s Geneva.

O especialista em joias e chefe de vendas da casa, Olivier Wagner, comentou que o mercado está muito dinâmico. “Depois da pandemia, as pessoas estão ansiosas para comprar joias e algo tangível de que possam desfrutar.”

Mais de Moda