Top

Lana Santucci fala sobre representatividade na indústria da moda

Modelo Lana Santucci – Foto: Catarino

Entre os nomes do momento, a modelo transgênero Lana Santucci ganha espaço e utiliza sua influência para debater representatividade e inclusão na moda. Aos 24 anos, a paulistana tem se destacado no mercado e, recentemente, participou do comercial que o canal E! produziu para o MET Gala, no qual vestiu um look de Alexandre Herchcovitch.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Foi simplesmente divino, eu amei ter participado. Nunca havia feito nenhum trabalho com vestido de gala, ainda mais produzido pelo próprio Alexandre”, conta ela. O estilista foi extremamente importante para o início da carreira da modelo, quando passou pelo “Born to Fashion”, reality show também do canal E! no qual Herchcovitch é jurado. 

Logo após o programa, em setembro de 2019, a carreira de Lana deu um salto e o primeiro passo foi fechar o desfile da marca À La Garçonne, de Herchcovitch. A partir daí ela começou a trabalhar com marcas grandes como M.A.C, Vivara, Paula Raia, Riachuelo, desfilou na São Paulo Fashion Week e posou para fotógrafos prestigiados como Bob Wolfenson. Agora ela é uma das apostas da WAY Model, líder no segmento e responsável pela carreira de figuras como Sasha Meneghel e Alessandra Ambrósio.

Lana Santucci – Foto: Catarino

Mas nem sempre foi assim, formada em Negócios da Moda, Lana disse que precisou tentar várias vezes antes de ter sua chance como modelo. O que conquistou é o resultado do trabalho de muitos anos, não veio da noite para o dia. “Sempre fui apaixonada, minha relação com a moda é muito íntima pra mim, ainda mais sendo trans, porque significa a maneira como me apresento ao mundo e como quero ser vista”, afirma. 

É também através da moda que Lana se engaja na militância, usando sua plataforma para falar sobre diversidade e representatividade trans. Para ela, é possível educar as pessoas com didática, compartilhando experiências, desde que elas estejam abertas para isso. “Assim as pessoas realmente estarão abertas a escutar e mudar a nossa realidade marginalizada”, diz a modelo, que vem sendo requisitada a dar palestras sobre o assunto.

Atualmente, Lana segue posando para campanhas de moda e revistas que sempre admirou, momento que ela espera que dure muito mais. E, assim que a pandemia estiver mais controlada, ela também planeja focar em começar sua carreira internacional. Sempre pensando em abrir essas portas para mais pessoas trans.

Mais de Moda