Top

Louis Vuitton: Line preza por criatividade circular e sustentabilidade

Foto: Divulgação

Apresentada pela primeira vez por Virgil Abloh, diretor artístico da linha masculina da Louis Vuitton, no desfile Men’s Fall-Winter 2021, Felt Line traz três acessórios icônicos e reflete a abordagem inovadora da maison para a criatividade circular. A nova coleção é projetada com materiais ecologicamente responsáveis: algodão orgânico e jacquard à base de lã reciclada, poliéster 100% reciclado derivado de estoques existentes, além de plástico reciclado.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Foto: Divulgação

Keepall, Keepall XS e Soft Trunk – três designs criados por Abloh para seu primeiro desfile para a Louis Vuitton – mostram o compromisso da maison com a criatividade circular. Os cobertores utilizados para proteger itens em transportes e mudanças foram a inspiração de Abloh para esta nova aventura, perfeitamente alinhada com a dedicação à sustentabilidade por parte do designer, quando ingressou na Louis Vuitton em 2018. Um verdadeiro desafio criativo, esta abordagem está materializada na criação e utilização de materiais sustentáveis e ecologicamente responsáveis para cada produto da coleção Felt Line.

Foto: Divulgação

Um tecido inovador – principal material das peças – foi desenhado com 43% de algodão orgânico certificado e 20% de lã reciclada. O resultado deste jacquard sem precedentes, ressalta a singularidade de cada item. O processo global emerge em cada detalhe desses três modelos práticos, bem como em uma forma de adaptação estilística. O revestimento dos itens em poliéster 100% reciclado vem de estoques da maison e foram reaproveitados, maximizando o uso de materiais existentes e limitando a produção. Os detalhes de correntes foram produzidos em plástico 70% reciclado com efeito multicolor que reflete os aspectos cromáticos do jacquard. Para as alças, foi selecionado um couro certificado pela LWG (Leather Working group), o rótulo ambiental mais exigente para o curtimento.

Foto: Divulgação

Atendendo a todos os critérios de qualidade e durabilidade da Louis Vuitton, os itens da Felt Line expressam a escolha de uma sofisticação responsável e sustentável. Como uma celebração à beleza e criatividade, tema central do desfile Men’s Fall-Winter 2021, Felt Line demonstra a vivacidade da expertise e engenhosidade da Louis Vuitton para melhor atender às necessidades dos clientes, bem como aos desafios do mundo contemporâneo. Todos os produtos possuem a assinatura inicialmente concebida por Abloh, colocada em um patch de couro dos estoques já existentes. Este emblema é o símbolo da política de desenvolvimento sustentável da Louis Vuitton, uma vez que até 2025, 100% dos produtos serão criados por meio da concepção ecológica.

Foto: Divulgação

Nossa jornada é o plano de desenvolvimento sustentável da Louis Vuitton, alinhado com o plano LIFE360 (LVMH Initiatives For the Environment), que por meio de seis linhas de ação, visa preservar os recursos naturais (fornecimento sustentável de materiais, contribuição para a proteção do clima, abordagem circular da criatividade) e ter um impacto positivo na sociedade (diversidade e inclusão, compromisso com as comunidades locais, desenvolvimento do savoir-faire).

Mais de Green