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Renato Kherlakian, criador da Zoomp, conta história da label em livro

Por Carol De Barba |

O criador da icônica marca de jeans brasileira Zoomp, Renato Kherlakian, transformou a história da label em livro. A obra “Uns jeans, uns não” (Editora Senai-SP) ganha lançamento nesta quarta (22.06), às 18h, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi SP.

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O livro compila textos escritos por Ronald Sclavi e foi escrito em forma de glossário com QR Codes que proporcionam uma dinâmica visual de vídeos e fotos exclusivos. Ao mesmo tempo em que revive os momentos mais importantes da Zoomp, a obra também reconstrói quatro décadas de blue jeans e da moda nacional. “Quase todas as pessoas tem uma história com a Zoomp. A marca foi extremamente importante para a indústria da confecção brasileira. Na verdade, em cada uma das linhas de raciocínio que teve, ela proporcionou a fusão entre as pessoas mais importantes do mercado”, resume Kherlakian.

Reconhecida pelo símbolo em formato de raio, a Zoomp reinou no mercado jeanswear entre 1974 e 2006. “Uns jeans, uns não” revisita esses 32 anos de história tão queridos para Kherlakian. “Tem várias passagens extremamente importantes, emocionantes e gratificantes. Os projetos de desfile com o Graac, a emoção de ter sido Top Of Mind no mercado, a oportunidade de revelar Gisele Bündchen, de trabalhar com grandes parceiros como Paulo Borges… Se eu fosse contar tudo, ficaria horas falando”, conta.

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Kherlakian diz que pensou no livro como uma maneira de perpetuar a história da Zoomp. Porém, recentemente, ela foi adquirida por Alberto Hiar, da Cavalera, que deve, em breve, ressuscitar a label. “Tomara que ele tenha grandes projetos e a oportunidade de resgatar o mercado para os níveis que a marca atingiu em décadas passadas. É uma tarefa complexa e difícil, mas acredito que ele tenha capacidade de chegar nesse resultado”, avalia.

Kherlakian tem pretensões bem mais tranquilas para o período pós-lançamento da obra: “O tal do ano sabático. Talvez não exatamente um ano, mas uns seis ou três meses… Depois de uma longa trajetória, talvez seja a oportunidade que eu tenha para ver o mercado de moda de outra maneira. Colocar uma lente de maior alcance no meu binóculo para enxergar o que vai acontecer na próxima década”, revela. RG certamente ficará de olho nos próximos passos do criador!

SERVIÇO
Livro: “Uns jeans, uns não”
Autoria: Renato Kherlakian e Ronald Sclavi
Edição: 1°
Ano: 2016
Páginas: 216
Formato: 20 cm x 24 cm
Gênero: Moda
Editora: SENAI-SP
ISBN: 9788583932987
Preço sugerido: R$129,00

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