Top

Acabou estação: veja as regras que os fashionistas tiveram prazer em derrubar

Por Carol De Barba e Natália Antunes |

A partir desta edição, o São Paulo Fashion Week deixa de ter a estação em suas denominações. Ou seja, as coleções não serão mais de inverno, verão, primavera nem outono – elas serão livres de rótulo, feitas para serem usadas em qualquer época do ano.

Leia mais: Morando em Londres, Fiorella Mattheis afirma que cuida da casa e está aprendendo a cozinhar para Alexandre Pato

Com isso em mente, fomos perguntar aos fashionistas, estilistas e profissionais que trabalham por aqui o que eles acharam da mudança e quais as máximas que caíram por terra. Afinal, agora é oficialmente permitido usar bota no verão e batom escuro no inverno? Descubra a seguir!

GLORIA KALIL
“Há uma tendência internacional em suspender as estações. Só que isso foi feito primeiro por marcas grandes, que vendem para todo o mundo. Aqui no Brasil não é o nosso caso, de modo que isso tem que ser adaptado para a nossa realidade. Nós somos um país que tem verão quase que o ano inteiro, e poucos dias de inverno. A roupa sendo meio leve se presta às duas possibilidades. Você pega um vestido de alcinha, põe com uma camiseta por baixo, um casaco e uma bota, está preparada para o inverno. Você põe em cima da pele com uma sandalinha e está com uma roupa de verão.”

PAULA HERMANNY, diretora criativa da ViXX
“Eu acho bacana a pessoa usar o que ela gosta, o que fica bem nela, não segui só a tendência. Tendência é para mostrar as possibilidades, e a pessoa vê se aquilo bate com ela.

PAULA RAIA, estilista
“Na verdade, eu nunca tive esse pensamento… Eu não tenho essas limitações. E sobre esse rótulo ter caído… Eu acho libertador!

RICKY DOS ANJOS, make up artist e hair stylist
Eu acho que essa coisa do olho tudo e boca nada. As vezes a pessoa super carrega a maquiagem pesada. Tudo é de como você comporta. Tanto que até a moda se rendeu. Eu não sou uma pessoa friorenta, por exemplo, então vou sair de regata no frio.”

FABI GOMES, maquiadora sênior da M.A.C.
“Essas regras todas. Qualquer regra de maquiagem e estilo deveria estar na lata do lixo. Quando envolve conforto, se você mora em um lugar muito quente, por exemplo, talvez não seja uma boa usar bota no verão. Mas usar um batom vinho, why not? Existia muito uma crença no passado de usar batom laranja no verão, pele mais opaca no inverno… Mas não tem mais nada disso.”

BRUNA TENÓRIO, modelo
“Acho que a moda está tão democrática há tanto tempo que não tem mais isso. Pode usar batom vermelho, batom preto no verão… Acho que o importante é a pessoa criar a sua própria moda.

MAGÁ MOURA, digital influencer
“Acho todas essa regras uma besteira. Não sou a favor de dicas de moda, acho que as pessoas tem que ter o próprio estilo, vestir o que tem vontade. O guarda-roupa tem que ser o universo pessoal de cada um. Tipo, não pode usar chinelo no frio. Quem disse? E se eu colocar meia? E se eu não sinto frio no pé? Eu adoro ficar de chinelo!

Mais de Moda