Top

Expo Construção OffSite  apresenta construções sustentáveis e flexíveis  

Foto: Divulgação

A construção modular surgiu com a proposta de tornar a construção civil mais dinâmica e sustentável, aumentando a eficiência, rapidez e flexibilidade das edificações. Trata-se de um tipo de construção que reduz em até 5 vezes o desperdício de materiais, o que contribui, e muito, no impacto ambiental gerado por uma obra. É também o tipo de construção que elimina a demolição permitindo a realocação com perdas mínimas, além de mais economia com água e energia elétrica. 

 SIGA O RG NO INSTAGRAM

Até 18 de setembro de 2021, a cidade de São Paulo sedia a Expo Construção OffSite (ex-Expo Container City), uma feira que apresenta aos visitantes as novidades do setor de construção modular. O evento chega a sua segunda edição mostrando as inovações da construção off-site (processo no qual um edifício, ou parte dele, é construído fora do canteiro de obra de forma modular). Nesta edição, além dos containers transformados, a feira apresenta também empresas do setor modular, produtos que são utilizados na produção dos módulos, serviços de profissionais de legalização, além de fabricantes de containers in natura e de arquitetura especializada. 

Foto: Divulgação

Ocupando uma área de 15 mil m², a Expo Construção OffSite traz para o Expo Mart mais de 60 expositores com projetos arrojados e prontos para trabalhar ou morar. Os destaques desta edição ficam com as mini moradias e casas flutuantes. 

Espaços criativos para resolução de desafios futuros nas áreas urbanas, as minimoradias oferecerem conforto e segurança, e podem ser transportadas para locais diversos como praia, campo ou para algum grande centro comercial. Nesta edição do evento, o público poderá visitar o projeto Tiny Box, uma casa de 20 m² desenvolvida por Breno Lima, um jovem arquiteto paulistano de apenas 23 anos. Outro destaque é a casa Minimal Mood, desenvolvida pelo experiente arquiteto Felipe Savassi. O projeto de 40 m² é composto de módulo único em estrutura metálica que pode ser aumentado ou diminuído de acordo com a demanda do comprador.

Foto: Divulgação

A Casa Flutuante, projeto da arquiteta Isabela Arroyo e construção da CMC Módulos Construtivos (empresa do Grupo Lafaete), também se destaca nesta edição. Construída de forma industrial, o flutuante de 84 m² possui uma casa de 28,8 m² com quarto de casal, sala, banheiro, cozinha integrada à sala, uma área externa com um deck frontal de 30 m² e ainda toda infraestrutura de placa solar, biodigestor, gerador e mobiliário. Segundo Arroyo, a Casa Flutuante pode ser colocada em rios, lagoas ou mar desde que sejam lugares de águas abrigadas.

Foto: Divulgação

A Ekoinnovation (Empresa do grupo Ekontainers), outra gigante do setor de construção modular, também está no evento. Especializada na fabricação de casas modulares inteligentes, os projetos da empresa contam com dispositivos que auxiliam na preservação do meio ambiente: captação, armazenamento e utilização da água da chuva; aquecedores solares; painéis fotovoltaicos; iluminação inteligente etc. A amostra executada especialmente para Expo Construção Offsite foi concluída em 30 dias e transportada com 98% da obra pronta, faltando apenas os acabamentos e decoração que serão finalizadas já na exposição.

Construída em um container de 40 pés HC (reciclado), a casa de 30 m² contém duas suítes totalmente equipadas; uma delas segue um design mais industrial e a outra é mais clean e sofisticada. Vale salientar que a industrialização das casas da Ekoinnovation inibe desperdícios e não gera nem 5% dos resíduos sólidos e líquidos que a construção convencional acumula.

A feira também apresenta ao visitante uma réplica de 60 m² da Casa Cantareira, obra que está em andamento no Parque Itaguaçu, Serra da Cantareira, zona norte de São Paulo. A residência de alto padrão, que será construída numa área de 1.380 m² em apenas 100 dias, foi idealizada pelo arquiteto Marcos Bueno, CEO da Expo Construção OffSite, e contará com sistema de capitação e reaproveitamento de água, energia solar, ventilação cruzada e aproveitamento total do declive do terreno.

Foto: Divulgação

Outras estruturas sofisticadas para escritórios, cozinhas industriais, bares, restaurantes, barbearias, banheiros, enfermarias entre outros projetos, todos construídos com o que há de mais moderno no setor modular, também estarão nesta edição da Expo Construção OffSite.

Da mesma forma como em 2019, o evento realiza um fórum com grandes especialistas e nomes importantes do setor. O “Focos” – Fórum da Construção Off-Site, foi desenvolvido para atender a demanda dos interessados neste mercado. Toda a programação foi elaborada para abastecer os visitantes com informações sobre o setor e metodologias de trabalho, além de proporcionar boas oportunidades de negócios e o networking entre empresários e profissionais de todo o país e da América Latina.

Foto: Divulgação

A Escola Expo OffSite também é outra novidade, trata-se de um espaço que visa fornecer conhecimento prático e teórico de aprendizado aos interessados nos diversos sistemas construtivos. Entre os cursos oferecidos estão: Introdução à Construção Modular e Construção Modular na Prática. Os cursos serão ministrados por profissionais qualificados durante o evento, e os participantes receberão o certificado de participação emitido pelo Instituto de Tecnologias de Industrialização das Edificações – Itie.

Mais de Green