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Sustentabilidade: Johnnie Walker lança série de collabs 

Óculos da Woodz -Foto: Divulgação

De olho no futuro e na construção de um mundo melhor, Johnnie Walker, marca de whisky da Diageo – líder mundial em bebidas alcoólicas premium – decidiu incentivar empreendedores voltados para as causas socioambientais, em uma ação pioneira no mundo, que se inicia pelo Brasil. Cinco marcas foram selecionadas para o projeto: Dobra, Lab77, Muma, Pacco e Woodz.

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“Uma marca que chega aos 200 anos, como Johnnie Walker, tem muita responsabilidade sobre como ajudar a criar os próximos 200 anos. Enxergamos que as ações de impacto socioambiental precisam ser apoiadas e nós temos muito a aprender e ensinar aos novos empreendedores”, explica João Victor Guedes, idealizador e líder do projeto na Diageo.

Após pesquisar bastante o mercado e as iniciativas de impacto, um trabalho de curadoria foi realizado. “Foi bastante inspirador conhecer e escolher as marcas parceiras. Tivemos acesso a histórias surpreendentes de empreendedorismo, além de pessoas criativas e com a missão de transformar o mundo de forma positiva, o que é a essência de Keep Walking. Um exemplo é a Dobra que nasceu de um de um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)”, complementa o executivo que já imagina colocar no dia a dia de Johnnie Walker os ensinamentos dos jovens empreendedores.

Carteira da Dobra – Foto: Divulgação

A gaúcha Dobra, criada em 2013, é conhecida por seus itens – carteiras, tênis e até camisetas – feitos de tyvek – uma fibra leve e reciclável usada pela Nasa – que lembra o papel, mas é bem mais resistente (não rasga e é resistente à água). Todo o processo de produção é pensado para causar o menor impacto possível, inclusive a quantidade fabricada: só produzem sob demanda. A mão de obra é 100% local, artesanal e supervalorizada. A empresa é certificada pelo Peta Approved e o selo Eu Reciclo.

”Nosso propósito na Dobra sempre vai ser deixar o mundo mais aberto, irreverente e do bem; então a parceria com a Johnnie Walker fez todo sentido, foi a junção de marcas que querem fazer do futuro um lugar melhor pra gente”, conta Dessa Gallas, responsável pelo marketing na Dobra.

Camisa da Lab77 – Foto: Divulgação

Lançada em 2014, a Lab77 é uma marca de moda streetwear que oferece peças autorais conectadas com as características culturais do Rio de Janeiro e a nova cena de consciência global. As coleções priorizam o uso de matéria-prima natural fabricada no Brasil e a produção é feita sob encomenda, permitindo um manejo muito mais eficiente da matéria-prima e menos desperdício com materiais e insumos. Segundo Sergio Dutra, sócio da marca, “a parceria com Johnnie Walker representa a oportunidade de levar uma moda sustentável e autoral para mais pessoas, despertando a importância de criar, inovar e crescer, mas gerando impacto positivo para o planeta e para sociedade”.

Poltrona da Muma – Foto: Divulgação

A Muma é uma loja online de móveis de design e peças de decoração autorais. Com catálogo de mais de quinze mil produtos, feitos sob demanda e enviados diretamente pelo fornecedor, a empresa funciona como vitrine para novos criadores, oferecendo visibilidade e todo o suporte necessário para vendas em todo o Brasil, de forma sustentável e com o mínimo de desperdício possível.

“Buscamos usar a nossa autoridade em design de produto para desenvolver peças personalizadas que materializam o novo momento da marca. Nos produtos, buscamos misturar o ‘look & feel Muma’, nossa essência de marca, com o DNA de Johnnie Walker e o novo propósito para o futuro. O posicionamento MUMA é ‘a alegria está em alta’. Unindo essa essência com o “Keep Walking”, desenvolvemos ideias que usam cores, estampas e design industrial como destaques”, explica Matheus Ximenes Pinho, CEO e curador da Muma.

Copo da Pacco – Foto: Divulgação

Já a Pacco – que conquistou o País com seus diversos acessórios, bolsas e mil utilidades pensados para um estilo de vida móvel moderno – foca em questões ligadas ao consumo de embalagens e desperdício de alimentos e bebidas. O propósito da marca é melhorar a vida das pessoas promovendo praticidade e liberdade e proporcionar soluções concretas. Os produtos da Pacco unem tecnologia, inovação e sustentabilidade. “É um orgulho imenso fazer parte deste projeto, sempre admiramos e valorizamos marcas centenárias com propósitos bem definidos e alinhados com as questões atuais. Essa iniciativa da JW mostra concretamente que é possível agir para uma mudança.” afirma Bridilla Gobbi, fundadora da marca.

Óculos da Woodz -Foto: Divulgação

Por fim a Woodz, uma marca de óculos e relógios sustentáveis, com estilo básico e minimalista, que experimentando materiais reciclados e renováveis, desenvolve produtos com consciência socioambiental. “Quando fomos convidados para esse projeto, começamos a pensar um produto sustentável que misturasse a história da Johnnie Walker com o estilo da Woodz.  O resultado não poderia ter sido melhor, criamos os óculos de bio acetato feito com madeira reciclada do barril de uísque.  Um produto inteiramente biodegradável, moderno e ao mesmo tempo cheio de história.”, comenta Eduardo Pedrosa, fundador da Woodz.

Cada uma delas produziu uma coleção-cápsula para Johnnie Walker que estará à venda nos sites das marcas.  Além disso, no TheBar – ecommerce da Diageo-, um pouco dessa coleção sustentável poderá ser conferida em kits especiais. São duas opções: para Johnnie Walker Red Label, o kit é composto com a garrafa comemorativa de 200 anos e uma camiseta da Lab77; para Johnnie Walker Black Label, a garrafa comemorativa de 200 anos vem com um copo e canudo eco da Pacco.

“Sustentabilidade é um dos pilares mais importantes de Johnnie Walker e a marca já vem apoiando diversas iniciativas. Para o próximo ano, além da garrafa feita de papel, traremos mais novidades com marcas e pessoas que estão construindo um futuro melhor”, finaliza Guedes.

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