Top

Six Senses Botanique cria tour sustentável

Foto: André Klotz

Em um triângulo de montanhas pouco habitadas e cravado em uma área privada de 1,2 milhão de metros quadrados, está o Six Senses Botanique, uma joia na Mantiqueira. Ocupando 80 mil metros quadrados, dos quais 7 mil metros quadrados construídos, é rodeado de mata nativa secundária, com onças, jaguatiricas, lobos-guará e 163 espécies de aves endêmicas. A estrada e platôs foram modificados, de forma a preservar 135 araucárias centenárias e onde árvores nativas foram plantadas. Com tanta riqueza de flora a mostrar, o hotel criou um Tour Sustentável oferecido aos hóspedes e que inclui um passeio pelo entorno para que apreciem e conheçam árvores, temperos, plantações de legumes e frutos, entre outros ingredientes que a natureza nos dá.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Conduzido pelo âncora Fernando Brugnera, o tour ajuda a identificar e reconhecer árvores, caso do jatobá, entre outras, e revela curiosidades como o fato de que pode-se extrair dessa árvore majestosa a farinha para o preparo do beiju, alimento consumido pelos povos indígenas e servido com peixe assado. 

Foto: Divulgação

Durante o percurso, aprende-se muito sobre o poder dos temperos e sua aplicação medicinal, a exemplo do coentro, conhecido pelas propriedades de combate à insônia, pressão alta e ajuda na digestão, apenas citando algumas. Passeia-se pelas centenas de hortas das quais são colhidos muitos dos ingredientes servidos nas refeições, para atender aos requisitos de sustentabilidade do Six Senses e ao conceito do “foraging” – a cozinha do campo para a mesa.

Não raro, as expressões dos hóspedes revelam surpresa e encantamento, principalmente quando se observam cores e aromas das mais diversas matizes. Lavandas, manjericão, alecrim, hortelã, camomila e outras ervas aromáticas estão graciosamente espalhadas de forma assimétrica resultando em um conjunto espetacular – uma festa para todos os sentidos. 

Foto: Divulgação

Uma planta em especial, da categoria das Pancs – plantas alimentícias não convencionais – chama a atenção: é o “peixinho da horta”, que se transforma em iguaria pelas mãos habilidosas do chef Gabriel Broide, e compõe um dos pratos de um exclusivo jantar em 7 tempos servido na adega do hotel,  regado a vinhos brasileiros da carta. Além de saborosas, suas folhas infusionadas atuam no organismo nas afecções dos pulmões. A espécie é uma boa alternativa de chá para quem está gripado ou resfriado, sendo indicada na literatura como um antigripal, anticefaleico e antipirético.

Foto: Divulgação

Toda essa riqueza de alimentos, insumos e ingredientes não se perde, mas se transforma. Tudo ali é aproveitado: como alimento, como ingrediente para cremes e scrubs corporais, e para reciclagem, como lixo orgânico, através da compostagem. O passeio termina com a visita às cabras-mascote do hotel e as galinhas criadas de forma livre, sem confinamento, uma atração à parte.

Foto: André Klotz

“Nesse programa, as estrelas são os jardins e a horta de orgânicos que fornecem à cozinha ervas frescas, vegetais e frutas, bem como uma variedade de ingredientes para o spa e os produtos para as atividades do Alchemy Bar. As galinhas produzem ovos frescos em suas gaiolas confortáveis, as abelhas polinizam a área e produzem mel orgânico fresco, e as cabras também participam dos esforços de compostagem. A mensagem-chave é: ‘venha sujar as mãos em busca de comida limpa!’”, conta o gerente-geral Dominic Scoles.

Six Senses Botanique
Endereço: Rua Elídio Gonçalves da Silva, 4.000 Bairro dos Mellos, Campos do Jordão, SP; reservas@botanique.com.br.

Mais de Green