Lifestyle

Sanches: “O fracasso é preciso e me trouxe até aqui”

Share

Na coluna desta semana, Sanches fala sobre como o fracasso faz parte da vida dos artistas. Na foto, o pintor francês Claude Monet (1840-1926) (Foto: Reprodução/Nadar/Wikipedia)

Tenho pensado no fracasso como algo subjetivo e volátil. Nunca me saiu da cabeças a história na qual Monet e Cézanne – que são artistas atualmente consagrados – tiveram suas pinturas diversas vezes recusadas pelo Salão Oficial de Paris, na época.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Olhando em retrospecto até os dias atuais, quem fracassou naquele momento de rejeição? Tendo a acreditar que foi o Salão de Paris, e não os artistas. Ou ambos têm a mesma parcela de culpa? Ou nenhum deles? Por isso, acho o conceito de fracasso ambíguo e relativo.

Quando se trata de criatividade, o fracasso é inevitável. Todos nós, seja qual for a linguagem de criação que trabalharemos, de alguma forma, sempre fracassamos. Talvez seja por isso que as pessoas em geral têm medo de levarem uma vida criativa. O fracasso é claramente mais iminente.

Não dá pra negar a tentação em acreditar que fracassos são realmente momentos nos quais falhamos de verdade e pronto. Entretanto, prefiro enxergá-lo sempre como uma das partes menos prazerosas de um processo criativo e, ao mesmo tempo, entender a propulsão evolutiva que momentos como esses nos proporcionam – se olhados sob a perspectiva correta.

Assim como Monet e Cézanne, meu trabalho foi diversas vezes rejeitado. Assim como eles, porém, eu insisti. Pura e simples insistência, não porque fui arrogante ou insensível, mas porque estava totalmente comprometido com o meu ofício, não tinha como evitá-lo, e não queria, mesmo se meu trabalho estivesse longe de ser competente à época. O fracasso me trouxe até aqui.

 

________________________________________________________________

Rafael Sanches – Colunista de arte do Site RG

Foto: Arquivo Pessoal

Sanches é um artista multidisciplinar que confunde as linhas entre arte, arquitetura e moda, entrelaçando desde a criação de obras de arte tridimensionais até o design de futuros espaços “reimaginados”. O artista é conhecido por sua incansável experimentação de formas, materialidades e formatos em muitos gêneros de trabalho. Abrangendo esse conceito tipográfico que vai além de letras e palavras – formando forte comoção estética, ele se transformou em um dos novos artistas contemporâneos mais requisitados do País.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Site RG.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024