Os jogos de tabuleiro podem trazer muito mais do que diversão. Além de ser uma alternativa de entretenimento durante a quarentena devido a pandemia do coronavírus, com eles, é possível aprender e engajar as crianças com recursos lúdicos e criativos.
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Com os jogos, é possível trabalhar uma grande variedade de conteúdos, exercitando a criatividade e o pensamento lógico, além de desenvolver a cooperação e o respeito com o próximo.
“O uso dos jogos estimula novas formas de pensar, fortalecendo e treinando a cognição”, explica a coordenadora do Núcleo de Atividades Complementares (NAC) do Colégio Marista Glória, Rafaela Jorge de Oliveira.
Além de desenvolver o raciocínio lógico, uma habilidade que pode ser aplicada em diversas vertentes do conhecimento, as crianças podem se divertir em um ambiente de disputa saudável e educativo.
Segundo Rafaela, essa atividade se revela importante na resolução de problemas, estratégia, raciocínio lógico, criatividade, socialização e integração. “Fora do ambiente escolar, os pais podem buscar conhecer jogos educativos que são ideais para ser jogados em casa”, esclarece a docente.
Veja alguns benefícios que os jogos de tabuleiro podem trazer:
1. Ajudam no desenvolvimento cognitivo e social: habilidades sociais podem ser aperfeiçoadas com o uso de jogos, ajudando a integrar a criança ao coletivo. Elas também aprendem a seguir regras e compartilhar com os outros. Habilidades cognitivas, como reconhecer números e padrões e até calcular estimativas, podem ser aprendidas.
2. Incentivam a interação social: a maioria dos jogos é projetada para ser jogada em grupo, isso ajuda a evitar a solidão e a construir relações positivas.
3. Promovem a reunião em família: alguns jogos são desenhados especialmente para serem jogados em família. Essa é uma grande oportunidade para todos se reunirem e participarem de algo juntos, longe de TVs, celulares ou tablets.
4. Reduzem a ansiedade: jogar ajuda a manter o equilíbrio mental e a relaxar. Isso porque os jogos promovem a imaginação, sendo possível se envolver na narrativa que está sendo criada, como construir civilizações ou ferrovias.