Categories: Lifestyle

Conheça os encantos do Butão

Share

Nos confins da Ásia, no extremo leste do Himalaia, bem pertinho da China e da Índia, o Butão, ou “Reino da Felicidade”, para os mais íntimos, inspira sensações e experiências aquém do imaginável aos poucos turistas que por lá podem se aventurar. Fechado para o mundo até 1974, a terra dos dragões é relativamente pequena em se tratando de território – um pouco menor que o estado do Rio de Janeiro –, mas é gigante em outros dois aspectos: cultura e felicidade.

A felicidade, aliás, é um dos pilares deste singelo e charmoso reino asiático que preteriu o PIB (Produto Interno Bruto) ao criar o FIB (Felicidade Interna Bruta), que mede o nível de bem-estar da população, avessa à modernidades e banalidades do Ocidente.

Manter-se intacto às influências do mundo “exterior”, a propósito, pesa no bolso (do turista). O Butão controla de perto as atividades turísticas, impedindo visitas por conta própria ao país. Para tal, é preciso fechar pacotes com operadoras locais ou agências de viagens especializadas, como a Interpoint Viagens & Turismo, que faz a ponte entre o viajante e o operador local e dá dicas do que ver e fazer por lá.

 Arquitetura & Belezas Naturais

Uma vez no destino, não deixe de apreciar as belas paisagens e a peculiar arquitetura das casas, geralmente de barro e madeira e decoradas com pinturas feitas à mão. Templos e monastérios, por vezes seculares, também chamam a atenção. Destaque para o Mosteiro de Takshang (Ninho do Tigre), o cartão-postal do Butão, que foi construído no século 16 por monges budistas no sopé de uma montanha a 3.000 metros acima do nível do mar. Os “Dzong”, antigas fortalezas, também apresentam um projeto arquitetônico interessantíssimo de se apreciar. Afora isso, rio de águas cristalinas, florestas intocadas e cenários fora do comum credenciam o destino à categoria de o “último Shangrilá”.

Cultura

A riquíssima cultura butanesa é uma das principais atrações turísticas do país, já que até pouco tempo seus costumes e tradições eram totalmente desconhecidos do resto do mundo por conta do seu isolamento, que durou até meados dos anos 70. Hoje, quase 50 anos depois, muita coisa ainda é um mistério, mas o pouco que se sabe aumenta ainda mais o fascínio pelo destino. Suas bases culturais consistem, em sua grande maioria, do budismo e, de certa influência do hinduísmo. Este último, mais latente na região sul. Em Thimphu, a propósito, há uma gigantesca estátua de Buda, que pode ser vista em vários pontos da cidade.

Outro ponto interessante a se mencionar sobre a cultura local diz respeito aos festivais culturais, presentes em todas as províncias do país. Nos festejos, muita dança, músicas e roupas típicas. Em outubro, aliás, o festival de Thimphu, que ocorre literalmente ao lado da casa do rei, é considerado como o maior e mais importante do Butão.

Templo da fertilidade

Em Punakha, é possível visitar o Templo Chimi Lhakhang, que, segundo os locais, foi construído pelo deus da fertilidade, Drukpa Kuenley. A principal representação de Kuenley é um pênis e a imagem do “falo”, ereto, pode ser vista em diversas casas e construções do Butão, em forma de devoção. Quem visita o espaço ganha a benção para alcançar a dádiva da fertilidade.

Gastronomia

No Butão a gastronomia gira em torno da pimenta. Muita pimenta! Praticamente todos os pratos típicos apresentam uma boa dose do tempero picante, como o Ema Datshi, que é uma espécie de pimenta com queijo. O arroz, tanto o branco, quanto o vermelho – típico do país, também é bem consumido, inclusive no café da manhã. Ah, vale ressaltar que os locais comem com a mão (apenas a direta – usar a esquerda é considerado gafe). Mas não se preocupe. Turistas costumam receber talheres.

Foto: Divulgação/Interpoint
Foto: Divulgação/Interpoint
Foto: Divulgação/Interpoint
Foto: Divulgação/Interpoint
Foto: Divulgação/Interpoint
Foto: Divulgação/Interpoint
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação/Interpoint
Foto: Divulgação/Interpoint
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação/Interpoint
Foto: Divulgação/Interpoint
Foto: Divulgação/Interpoint
Foto: Divulgação/Interpoint

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024