Top

“Speak Now”: relembre tudo sobre um dos grandes sucessos de Taylor Swift

Foto: Getty Images

Estrelado como o terceiro álbum de estúdio da cantora e compositora Taylor Swift, “Speak Now” inicialmente foi lançado em 25 de outubro de 2010. O álbum vendeu mais de 1 milhão de cópias em sua primeira semana de lançamento e estreou na Billboard 200 em primeiro lugar. A composição do álbum se dá através de 14 faixas escritas de maneira autoral, ou seja, pela própria Taylor, com um som que mistura tons de country e pop.

A minúcia da concepção e o lançamento do álbum incluem colaborações de Nathan Chapman, Liz Rose e outros. As faixas, por sua vez, foram inspiradas em situações verídicas da vida da artista, que vão desde relacionamentos anteriores até respostas às críticas da mídia. Em novembro de 2020, Taylor anunciou o relançamento de todas as primeiras gravações de seus trabalhos em sua nova gravadora: Taylor’s Version.

A regravação de Speak Now” surge como um processo curioso para o público, uma vez que, ao ser lançado, o álbum foi fortemente demarcado por um mundo fantasioso, onde a artista vestia longos vestidos e tatuagens temporárias nos braços. A dúvida que surge nesse sentido é sobre como o álbum descrito como mais “silenciosamente significativo” da artista se encaixa no cenário atual de sua produção musical.

Outro aspecto técnico da regravação de “Speak Now” é que ela vem após uma discussão com Scooter Braun, o empresário que comprou os direitos originais de suas músicas, acordo que viria a privar a cantora dos seus direitos sobre seus masters, que consistem nas gravações que podem ser reproduzidas em streaming, CDs, filmes e outros meios para os quais podem ser licenciados.

Ademais, a regravação promete reavivar a glória do álbum que rendeu a terceira turnê mais lucrativa de todos os tempos de uma artista country. O álbum contou com faixas conhecidas como “Mine, Back To December”, “Mean” e “Haunted”, todas escritas a partir da provocação captada pela artista, que, embora tivesse sido reconhecida pela sua escrita em outros álbuns, teve sua composição questionada por parte da mídia, que duvidou que as letras de fato eram autorais.

A partir disso, a artista compreendeu que o único jeito de provar que suas composições eram verídicas e partiam de um processo pessoal era compor um álbum inteiro; não para menos, o sucesso “Speak Now” conquistou a certificação de ouro no Japão, Estados Unidos e Brasil. Para os apaixonados que costumam ouvir toda a discografia de Taylor Swift no último volume da caixa de som, a previsão é que a regravação ocorra ainda em 2023.

Mais de Gossip