Top

Daniel Radcliffe se manifesta sobre tweets transfóbicos de J.K. Rowling

Foto: Getty Images

No último fim de semana, a autora da saga Harry Potter, J.K. Rowling, usou suas redes sociais para fazer uma série de tweets com teor transfóbicos.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O ato da famosa escritora deixou fãs e pessoas que acompanham o trabalho dela bem chateados por não esperarem de uma pessoa tão importante uma atitude tão podre como essa.

Logo após as falas, diversas figuras do mundo do entretenimento repercutiram sobre o preconceito emanado por Rowling. Uma dessas pessoas foi o ator Daniel Radcliffe, que viveu o protagonista Harry Potter na saga da autora.

Em carta publicada pelo site Trevor Project, que é uma instituição sem fins lucrativos que ajuda a causa do suicídio na comunidade LGBT+, Radcliffe deixou sua opinião bem clara sobre o assunto e, principalmente, se compadeceu dos fãs da saga que são pessoas trans e ficaram arrasados com a fala da autora.

“Mulheres trans são mulheres”, escreveu Daniel, levando a bola de que pessoas transgêneros e não-binárias não podem ter suas identidades apagadas.

“Qualquer declaração contrária a isso apaga a identidade e a dignidade de pessoas transgêneros, e vai contra todas as indicações dadas por associações de profissionais de saúde, que têm bem mais experiência neste assunto do que J.K ou eu. É claro que nós precisamos fazer mais para apoiar as pessoas transgêneros e não-binários, não invalidar suas identidades, e não causar mais danos”

Em um certo momento do texto, ele se dirigiu diretamente aos fãs da saga que são pessoas transgênero e se sentiram diminuídas com a fala da autora.

“Para todas as pessoas que agora sentem que sua experiência com os livros foi prejudicada ou diminuída, eu sinto profundamente pela dor que esses comentários causaram em vocês”

Ainda sobre o tema, ele completou dizendo, por meio de uma passagem bem linda, de que, mesmo que a escritora da saga tenha falado coisas indevidas, isso não tira das pessoas a experiência individual que cada um teve com os livros e com os filmes.

“Eu realmente espero que vocês não percam tudo que era valioso nessas histórias para vocês. Se esses livros ensinaram a vocês que o amor é a força mais forte do universo, capaz de superar tudo; se eles ensinaram vocês que força é encontrada na diversidade, e que ideias dogmáticas de pureza levam a opressão de grupos vulneráveis; se vocês acreditam que um personagem em particular é trans, não-binário, ou gênero fluído, ou que eles são gay ou bissexuais; se você encontrou qualquer coisa nessas histórias que ressoou com você e ajudou você em qualquer período da sua vida — então isso é entre você e o livro que você leu, e isso é sagrado. E na minha opinião, ninguém pode mudar isso. [O livro] significa para você o que ele significa, e eu espero que esses comentários não vão prejudicar demais isso”

Veja o texto de Daniel Radcliffe publicado na íntegra pelo portal Trevor Project.

Mais de Gossip