Top

George Clooney se diz “surpreso e triste” com alegações de trabalho infantil contra Nespresso

George Clooney, embaixador da marca Nespresso, disse estar “surpreso e triste” ao saber das alegações de trabalho infantil que a gigante do café enfrenta.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Uma investigação do programa de documentário britânico Dispatches afirma que a Nespresso e a Starbucks usam grãos colhidos por crianças que trabalham por longos períodos “cansativos” na Guatemala.

“Honestamente, fiquei surpreso e triste ao ver essa história”, disse Clooney, 58 anos, em comunicado enviado ao “USA Today”. “Claramente este conselho e esta empresa ainda têm trabalho a fazer. E esse trabalho será feito. ”

O vencedor do Oscar passou sete anos no Conselho Consultivo de Sustentabilidade da Nespresso com o objetivo de melhorar as condições dos agricultores. O ator afirma entender as “questões complexas relacionadas à agricultura e ao trabalho infantil” porque ele cresceu trabalhando em uma fazenda de tabaco no Kentucky.

Clooney incentivou a Dispatches a continuar seus relatórios sobre as condições da fazenda, a fim de fornecer uma “verificação e equilíbrio da boa responsabilidade corporativa”. 

“Estou muito orgulhoso do sucesso de seus esforços [do conselho da Nespresso]”, escreveu ele. “Eles arriscaram a vida tentando reconstruir fazendas no Sudão do Sul e passaram um ano no campo ajudando os agricultores a restaurar suas fazendas em Porto Rico após o furacão. A verdade simples é que esse programa é extremamente positivo para os cafeicultores de todo o mundo. ”

O CEO da Nespresso, Guillaume Le Cunff, enviou sua própria declaração anunciando uma investigação sobre as reivindicações de trabalho infantil, que são “inaceitáveis”.

“Onde há alegações de que nossos altos padrões não são atendidos, agimos imediatamente”, disse Le Cunff ao “USA TODAY”. “Iniciamos uma investigação completa para descobrir quais fazendas foram filmadas e se fornecem para Nespresso. Não retomaremos as compras de café de fazendas nesta área até que a investigação seja encerrada. ”

A Starbucks não respondeu ao pedido de comentário do “USA TODAY”.

O documentário da Dispatches, intitulado “Starbucks & Nespresso: A verdade sobre o seu café ”, está programado para ir ao ar na noite de segunda-feira (02.03) no Reino Unido.

Mais de Gossip