Os looks da rainha Elizabeth sempre geram comentários em suas aparições. As roupas de cores chamativas combinando com o chapéu chamam a atenção. Mas existe outra marca registrada da rainha que ela nunca deixa de lado: as luvas brancas, produzidas pela marca Cornelia James, há 70 anos a fornecedora oficial do acessório para a monarca.
Em entrevista ao site GoodHousekeeping.com, Genevieve James, diretora criativa da marca, explicou porque a Rainha nunca aparece em público sem as luvas brancas. Quem espera por teorias complexas, uma decepção: a monarca usa luvas simplesmente por uma questão de estilo. “A imagem que vem a mente da Rainha é a mão branca acenando”, disse James.
“Elas são, em primeiro lugar, estilosas. Em segundo lugar, práticas. Luvas são necessárias porque se você é a rainha, vai apertar muitas mãos, então elas funcionam como uma proteção também”, comentou a diretora da Cornelia James sobre a função prática do acessório.
Você pode pensar que são apenas luvas brancas, mas a Rainha tem suas preferências na hora de escolher o material. Ela nunca usa tecido sintético ou couro, e prefere algodão puro com acabamento em camurça escovada ou em jersey suíço.
Além disso, seus braços não devem ficar expostos. Por isso, o fim da luva precisa sempre ficar sob manga do casaco escolhido para compor o look.
O modelo de luva escolhido pela Rainha se chama “Regina” e o par sai por 120 libras (mais de 600 reais). Entre as cores disponíveis, branco, preto ou um marfim bem claro.
História real da marca
Foi em 1947 que a empresa chamou a atenção de Norman Hartnell, o estilista real, por usar cores mais brilhantes. Hartnell, responsável pelo vestido de noiva da Rainha Elizabeth II, encomendou uma mala recheada das luvas para a majestade levar em sua lua de mel.
Austríaca, Cornelia James fundou a marca homônima ao chegar em Londres. Segundo sua filha, a fugitiva judia tinha apenas couro em sua mala quando chegou a capital britânica.
Em 1979, a designer recebeu um certificado real de fabricante oficial das luvas da rainha. Depois que Cornelia faleceu, em 1999, com 82 anos, sua filha, Geniveve, assumiu o negócio familiar. A empresária calcula que, desde então, a marca fabricou entre 60 e 70 luvas para a Rainha.
Mas Elizabeth não é a única personalidade famosa a escolher a Cornelia James. Lady Gaga, Madonna, Taylor Swift e Rihanna também são clientes da marca que, além disso, forneceu o acessório para o figurino da série Downton Abbey e do musical Mamma Mia.
A Princesa Margaret, irmã de Elizabeth II, e Anne, única filha da Rainha, também são clientes fieis da marca. Mas Diana não seguiu esse caminho. “Ela foi a primeira a abandonar o protocolo real de usar luvas, porque gostava de ter um contato direto quando segurava a mão das pessoas”, explicou Eleri Lynn, curadora da exibição “Diana: Her Fashion Story”, à revista People.
Kate Middleton também conta com o acessório no guarda-roupas – sua preferência é pelas luvas de lã de carneiro. Quem ainda não entrou na onda foi Meghan Markle, apesar de James esperar que ela encomende a sua em breve. “Tenho certeza que ela vai [contatar a Cornelia James], porque ela e o príncipe Harry vão ser muito ativos com compromissos da família real”, comentou Genevieve.
“Mesmo trabalhando com todos esses rostos famosos, o único que realmente importa pra mim é o da rainha. Eles são todos importantes, mas a melhor é a rainha. Não dá pra ficar melhor do que isso”, confessou James.