Top

Harry e Meghan, rei e rainha do Canadá? Acredite, pode acontecer

Com nascimento dos filhos de Kate Middleton e do príncipe William, o príncipe Harry ocupa a sexta posição na linha sucessora do trono do Reino Unido. Mas uma brecha na constituição do Canadá pode transformar o Duque e a Duquesa de Sussex em rei e rainha imediatamente.

De acordo com Philippe Lagasse, professor universitário especialista em legislação no Canadá, um ‘buraco’ nas leis federais do governo canadense sobre a sucessão real permitem que Harry e Meghan assumam a monarquia no país. Para tal, seria necessário apenas que o parlamento nacional vote um estatuto para que o casal assuma o posto de chefe de governo no lugar da rainha Elizabeth II.

Até 1893, a lei dizia que o monarca canadense deveria ser descendente da rainha Victoria ou ser a mesma pessoa que governa o Reino Unido. Desde então, a Constituição aponta apenas que o país deve ser um regime monárquico-parlamenentarista. Qualquer modificação nesse sentido, como o estabelecimento de uma república, deve ser aprovado por unanimidade por todas as 10 províncias.

Promotores federais afirmam que, apesar de não estar escrito, está implícito na lei que o monarca do país deve ser os mesmo do Reino Unido. Um artigo da constituição deixa claro, na visão daqueles que defendem um mesmo chefe de governo para os antigos países do Império Britânico, que a nação está “unida em um único domínio sob a coroa do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda”.

No Canadá, já há quem imagine o país sob o reinado de Meghan e Harry. Os favoráveis ao movimento apontam a relação do casal com o país. Foi lá, durante uma edição dos jogos Invictus, que a dupla fez a sua primeira aparição pública. Além disso, a Duquesa de Sussex, que conta com vários amigos canadenses, morou alguns anos por lá durante as gravações da série ‘Suits’.

Contudo, é improvável que Harry assuma a trono canadense. Não bastasse as discussões legais que o caso motivaria, o Duque de Sussex enfrentaria uma grave crise familiar – a decisão seria encarada como uma traição à avó Elizabeth II e toda a realeza britânica. Seria um baita enredo de série, não?

Mais de Gossip