Top

#WhatsAppDrama: Telegram ganha mais de 1,5 milhão de usuários em 12 horas

Pelo menos um app está comemorando o drama do WhatsApp no Brasil: o Telegram já ganhou mais de 1,5 milhão de usuários em 12 horas.

De acordo com os relatos no Twitter do Telegram, a procura pelo maior competidor do WhatsApp começou assim que a decisão da Justiça brasileira de bloquear o aplicativo por 48h foi confirmada.

Por volta da meia-noite, o movimento era tão intenso que os servidores de SMS do Telegram precisaram fazer uma pausa na entrega de códigos aos novos usuários para reforçar o sistema.

A decisão de bloquear o WhatsApp, de acordo com o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), veio da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo. Como a ação criminal corre em segredo de justiça, não é possível divulgar detalhes. No entanto, a punição provavelmente tem a ver com a recusa do aplicativo em fornecer dados dos usuários, já que o bloqueio foi feito com base na lei do Marco Civil da internet.

Mark Zuckerberg, o CEO do Facebook, publicou uma longa mensagem sobre o bloqueio em sua rede social. Pelo que Zuckerberg fala no fim da carta, a teoria acima parece ter fundamento… Leia a íntegra do comunicado:

“Hoje à noite, um juiz brasileiro bloqueou o WhatsApp para mais de 100 milhões de usuários do aplicativo no país.

Estamos trabalhando duro para reverter essa situação. Até lá, o Messenger do Facebook continua ativo e pode ser usado para troca de mensagens.

Este é um dia triste para o país. Até hoje o Brasil tem sido um importante aliado na criação de uma internet aberta. Os brasileiros estão sempre entre os mais apaixonados em compartilhar suas vozes online.

Estou chocado que nossos esforços em proteger dados pessoais poderiam resultar na punição de todos os usuários brasileiros do WhatsApp pela decisão extrema de um único juiz.

Esperamos que a justiça brasileira reverta rapidamente essa decisão. Se você é brasileiro, por favor faça sua voz ser ouvida e ajude seu governo a refletir a vontade do povo.
‪#‎ConectaBrasil‬ ‪#‎ConecteoMundo‬”

Mais de Gossip