Top

Importantes agências inglesas são investigadas por formação de cartel

Importantes agências de modelos – entre elas, representantes de Kate Moss, Cara Delevingne, Jourdan Dunn e outras tops – estão sendo investigadas na Inglaterra por formação de cartel – acordo explícito ou implícito entre concorrentes para fixação de preços.

Leia mais: Naomi Campbell vai produzir sua própria websérie

De acordo com o The Guardian, buscas foram realizadas nos escritórios da Storm Model Management, Premier Model Management e Models 1, com direito a interrogação da equipe, apreensão de HDs e outros arquivos.

O órgão responsável por regular a competição de mercado na Inglaterra, o Competition and Markets Authority (CMA), confirmou que estão sob investigação “acordos suspeitos de anti-competitividade nos setores de vestuário, calçados e moda do Reino Unido”. O site do CMA informa que o caso foi aberto em março, mas a decisão de prosseguir com ele só sai em outubro.

O objetivo dos supostos acordos seria diminuir o custo do cachê das modelos em contratos para trabalhos com duração de várias horas – como para fotografar peças de um e-commerce, por exemplo.

Conforme o jornal inglês, as agências envolvidas representam a nata britânica do setor: a Premier Management lançou a carreira de Naomi Campbell, a Storm Models descobriu Kate Moss e a Models 1 representa Erin O’Connor e Yasmin le Bon. Nenhuma delas comentou os fatos.

Mais de Gossip