Top

David Bowie e Tina Turner são citados em fraude fiscal, na Suíça

David Bowie e Tina Turner estão entre as celebridades que tiveram seus nomes citados pelo consórcio de jornalistas que denunciou o “Swiss Leaks”, uma operação que denunciou o banco HSBC de Genebra em fraude fiscal.

De acordo com o relatório, o banco privado ajudou burlar impostos e esconder milhões de dólares para celebridades e jogadores de futebol, além de traficantes de drogas e armas.

Bowie e Tina têm residência fixa naquele país desde 1976 e a cantora morou por lá durante duas décadas – ela renunciou sua cidadania americana em 2013.

Phil Collins teve sete contas bancárias listadas nos arquivos, mas ele continua morando na Suíça, de acordo com seu empresário. “É extremamente apropriado para ele ter uma conta onde vive”, disse à revista americana “Billboard”.

Ainda na lista, estão o jogador de futebol, Diego Forlán, o piloto de F1, Fernando Alonso, o fashion designer Valentino Garavani, John Malkovich, a atriz britânica Joan Collins, o ator de “Star Trek”, Christian Slater, a supermodelo Elle MacPhe. Clique aqui para ver a lista completa do Swiss leaks.

O relatório ajuda a combater a evasão fiscal e tentar recuperar o que os mais ricos deixaram de pagar em impostos.

Os documentos vazados são de 2007 e relatam contas no valor superior a US$ 100 bilhões, com montantes que pertencem a mais de 100 mil pessoas, em 200 países diferentes. O Brasil aparece como o nono país que mais investiu dinheiro no banco, algo em torno de US$ 302 milhões. Entre os nomes citados, aparecem o de Edmond J. Safra e o da família Steinbruch.

Mais de Gossip