Cultura

2024 será o ano do Brasil finalmente tirar a música latina do atraso

Share

Karol G se apresenta no Brasil em 2024 | Foto: Reprodução / Instagram

Demorou, mas finalmente o Brasil está cedendo a música latina, assim como todo resto do mundo já caiu nas graças. Só nesta semana, Karol G, o principal nome feminino da música latina atual, confirmou sua vinda ao País em 2024 com a “Mañana Será Bonito Tour”, o primeiro álbum de uma mulher em espanhol a chegar ao topo das paradas da Billboard. Inclusive, ela chegou a ser cotada como headliner do festival Primavera Sound, mas a negociação não foi para frente por falta de agenda da cantora.

Segundo o jornalista José Norberto Flesch, Maluma é outro nome que irá aterrizar no próximo ano. Os dois nomes artistas já realizaram projetos no país, inclusive ambos participaram do remix da música “Tá OK!”, de Kevin o Chris e Dennis DJ. O colombiano veio ao Brasil duas vezes, já Karol veio duas vezes apenas para divulgar seu trabalho, sem o envolvimento de qualquer show.

Ainda, a expectativa é que Shakira, que deve anunciar uma tour mundial em breve, seja a próxima confirmada no Brasil. Assim como, Luis Miguel, que após anos de hiato, já tem passagem comprada para se apresentar em São Paulo. O veterano da música latina estará no dia 23 de março de 2024 no Allianz Parque.

Falta público? 

Muitos dizem que a demora para esses shows acontecerem foi por falta de público, como ocorreu com o colombiano J Balvin, que ganhou “parte de um show” no Allianz Parque no mesmo dia da cantora Tini, cantora Argentina. Visivelmente a escolha da data e do local atrapalhou a lotação da apresentação de ambos. Nesta mesma semana de anuncio de shows, Balvin postou uma foto com Anitta e mandou um recado ao Brasil: “Minha irmã, Anitta me faz sentir perto do Brasil! Sinto falta de vocês, logo os vejo”. Assim esperamos.

Outro fato que nós leva a ideia sobre falta de público por água abaixo é o show da Rosalía, que não é precisamente latina, mas ela é colocada no mesmo saco quando a avaliação é sobre reggaeton e seus derivados. Em sua estreia no Brasil, em 2022, a cantora foi escalada para se apresentar no Tokio Marine Hall, casa que possui capacidade para somente até 4.000 pessoas. A demanda foi tão grande que o show foi transferido para o Espaço Unimed, que ficou completamente lotado no dia da apresentação. Inclusive, nas redes sociais, diversas pessoas que não conseguiram adquirir o ticket na venda oficial procuravam comprar ingressos de terceiros.

Após ter a “aprovação” do público brasileiro, Rosalía foi colocada no Lollapalooza neste ano. Com o cancelamento do cantor Drake, ela virou headliner de honra do festival. Em um show impecável, conquistou ainda mais fãs e quem não gostava, assumiu que queimou a boca pela grandeza do espetáculo apresentado.

Esquenta

Assim como a espanhola, outros artistas como Rauw Alejandro, Jorge Drexler e o fenômeno RBD ainda passarão pelo Brasil neste ano. O grupo, que se reúne em uma tour mundial, ficará no País por um bom tempo. Os shows acontecerão no Rio de Janeiro, dias 09 e 10 de novembro, no Estádio Nilton Santos Engenhão; e em São Paulo nos dias 12 e 13 de novembro, no Estádio do Morumbi, e nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro no Allianz Parque.

Só falta ele(s)

Outro nome citado para vir ao Brasil é Bad Bunny, que você gostando ou não é o fenômeno da vez. Com o disco mais ouvido em todo mundo em 2023, o porto-riquenho virou garoto propaganda da Gucci e segue acumulando milhares de views, menos no Brasil. Seu último single, “Un Preview” debutou em #1 em 11 países, menos aqui, e em #3 no Spotify Global. Na internet, corre a fake news que o artista não gosta do Brasil, mas não há registro algum sobre isso. Apenas, em uma entrevista para a Billboard, Benito disse que não tem o intuito de fazer parcerias musicais a fim de apenas viralizar. “É nisso que a indústria da música se tornou: ‘Vamos colaborar com fulano porque eles têm uma tonelada de números; nós os colocamos juntos com os meus e puf. Não estamos indo bem no Brasil, então deixe-me remixar o artista mais quente do Brasil para que meus números subam.’ Isso não me interessa. Não estou experimentando ou forçando as coisas para conseguir streams”, disse o cantor. Fãs de Anitta acreditam que ela seria a artista em questão e não gostaram muito das aspas.

Falando em outro europeu, além de Rosalía, C. Tangana é um nome que já deixou publicamente registrado seu desejo de vir ao Brasil. Em entrevista para a Harper’s Bazaar Brasil, o artista, conhecido por cantar rap, pop latino, flamenco, bachata e reggaeton, e que já colaborou com Toquinho e Mc Bin Laden, revelou que tem falado com o artista da bossa nova sobre visitar seus fãs brasileiros. “Tenho conversado com o Toquinho sobre essa visita”, comentou o espanhol, que afirma ter certeza de que se apaixonaria pelo Brasil. “Sinto que tenho uma dívida. Eu não sei quando vai acontecer a visita, mas tem que ser logo”, disse o cantor, que fez uma tour mundial que passou pela Argentina e Chile.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024