Top

2024 será o ano do Brasil finalmente tirar a música latina do atraso

Karol G se apresenta no Brasil em 2024 | Foto: Reprodução / Instagram

Karol G se apresenta no Brasil em 2024 | Foto: Reprodução / Instagram

Demorou, mas finalmente o Brasil está cedendo a música latina, assim como todo resto do mundo já caiu nas graças. Só nesta semana, Karol G, o principal nome feminino da música latina atual, confirmou sua vinda ao País em 2024 com a “Mañana Será Bonito Tour”, o primeiro álbum de uma mulher em espanhol a chegar ao topo das paradas da Billboard. Inclusive, ela chegou a ser cotada como headliner do festival Primavera Sound, mas a negociação não foi para frente por falta de agenda da cantora.

Segundo o jornalista José Norberto Flesch, Maluma é outro nome que irá aterrizar no próximo ano. Os dois nomes artistas já realizaram projetos no país, inclusive ambos participaram do remix da música “Tá OK!”, de Kevin o Chris e Dennis DJ. O colombiano veio ao Brasil duas vezes, já Karol veio duas vezes apenas para divulgar seu trabalho, sem o envolvimento de qualquer show.

Ainda, a expectativa é que Shakira, que deve anunciar uma tour mundial em breve, seja a próxima confirmada no Brasil. Assim como, Luis Miguel, que após anos de hiato, já tem passagem comprada para se apresentar em São Paulo. O veterano da música latina estará no dia 23 de março de 2024 no Allianz Parque.

Falta público? 

Muitos dizem que a demora para esses shows acontecerem foi por falta de público, como ocorreu com o colombiano J Balvin, que ganhou “parte de um show” no Allianz Parque no mesmo dia da cantora Tini, cantora Argentina. Visivelmente a escolha da data e do local atrapalhou a lotação da apresentação de ambos. Nesta mesma semana de anuncio de shows, Balvin postou uma foto com Anitta e mandou um recado ao Brasil: “Minha irmã, Anitta me faz sentir perto do Brasil! Sinto falta de vocês, logo os vejo”. Assim esperamos.

Outro fato que nós leva a ideia sobre falta de público por água abaixo é o show da Rosalía, que não é precisamente latina, mas ela é colocada no mesmo saco quando a avaliação é sobre reggaeton e seus derivados. Em sua estreia no Brasil, em 2022, a cantora foi escalada para se apresentar no Tokio Marine Hall, casa que possui capacidade para somente até 4.000 pessoas. A demanda foi tão grande que o show foi transferido para o Espaço Unimed, que ficou completamente lotado no dia da apresentação. Inclusive, nas redes sociais, diversas pessoas que não conseguiram adquirir o ticket na venda oficial procuravam comprar ingressos de terceiros.

Após ter a “aprovação” do público brasileiro, Rosalía foi colocada no Lollapalooza neste ano. Com o cancelamento do cantor Drake, ela virou headliner de honra do festival. Em um show impecável, conquistou ainda mais fãs e quem não gostava, assumiu que queimou a boca pela grandeza do espetáculo apresentado.

Esquenta

Assim como a espanhola, outros artistas como Rauw Alejandro, Jorge Drexler e o fenômeno RBD ainda passarão pelo Brasil neste ano. O grupo, que se reúne em uma tour mundial, ficará no País por um bom tempo. Os shows acontecerão no Rio de Janeiro, dias 09 e 10 de novembro, no Estádio Nilton Santos Engenhão; e em São Paulo nos dias 12 e 13 de novembro, no Estádio do Morumbi, e nos dias 16, 17, 18 e 19 de novembro no Allianz Parque.

Só falta ele(s)

Outro nome citado para vir ao Brasil é Bad Bunny, que você gostando ou não é o fenômeno da vez. Com o disco mais ouvido em todo mundo em 2023, o porto-riquenho virou garoto propaganda da Gucci e segue acumulando milhares de views, menos no Brasil. Seu último single, “Un Preview” debutou em #1 em 11 países, menos aqui, e em #3 no Spotify Global. Na internet, corre a fake news que o artista não gosta do Brasil, mas não há registro algum sobre isso. Apenas, em uma entrevista para a Billboard, Benito disse que não tem o intuito de fazer parcerias musicais a fim de apenas viralizar. “É nisso que a indústria da música se tornou: ‘Vamos colaborar com fulano porque eles têm uma tonelada de números; nós os colocamos juntos com os meus e puf. Não estamos indo bem no Brasil, então deixe-me remixar o artista mais quente do Brasil para que meus números subam.’ Isso não me interessa. Não estou experimentando ou forçando as coisas para conseguir streams”, disse o cantor. Fãs de Anitta acreditam que ela seria a artista em questão e não gostaram muito das aspas.

Falando em outro europeu, além de Rosalía, C. Tangana é um nome que já deixou publicamente registrado seu desejo de vir ao Brasil. Em entrevista para a Harper’s Bazaar Brasil, o artista, conhecido por cantar rap, pop latino, flamenco, bachata e reggaeton, e que já colaborou com Toquinho e Mc Bin Laden, revelou que tem falado com o artista da bossa nova sobre visitar seus fãs brasileiros. “Tenho conversado com o Toquinho sobre essa visita”, comentou o espanhol, que afirma ter certeza de que se apaixonaria pelo Brasil. “Sinto que tenho uma dívida. Eu não sei quando vai acontecer a visita, mas tem que ser logo”, disse o cantor, que fez uma tour mundial que passou pela Argentina e Chile.

Mais de Cultura