Top

Alexandre Nóbrega retorna com mostra individual na Nós Galeria

O artista Alexandre Nóbrega estreia nova mostra individual na Nós Galeria, em São Paulo – Foto: Divulgação

Após os sucessos das exposições “Utopias Piratas” do artista h4wnee e “Sob o Céu dos Meus Dias” de Laura Falzoni, a Nós Galeria, em São Paulo, apresenta sua terceira mostra individual em 2021 com o artista Alexandre Nóbrega.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Na nova mostra “Visível e o Invisível na Paisagem“, que estará em cartaz entre os dias 21 de agosto a 23 de outubro, é apresentada uma coleção inédita do artista que utiliza materiais como carvão, pigmento, betume, tinta e cal nas suas obras.

São cerca de 30 paisagens sobre papel, em dimensões e técnicas variadas, a partir de composições com diversas nuances de branco, registros cartográficos de paisagens imaginárias, paisagens de memórias, que estão no desvio do figurativo para o abstrato.

A série foi concebida durante o isolamento de Alexandre Nóbrega na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, entre 2020 e 2021, já com a pandemia de Covid-19 em curso.

As obras buscam ser uma representação, na construção e na identificação de afetos, seja pela solidão ou por um certo tipo de interiorização, inseridos neste contexto recente da privação social.

“Paisagens não são sempre descobertas. Elas também podem ser inventadas, abertas as novas possibilidades, levantando novos questionamentos sobre como podemos viver e ver a paisagem como construção poética e subjetiva da realidade, dos etéreos céus de brancos que percorrem escadas que levam a um mundo imaginário, um mundo onde o sonho ainda é crível, e assim me reconheço nelas”

Com curadoria de Joana D’arc Lima, além da série de paisagens, faz parte da mostra um livro de artista, composto por uma gravura branca sobre o branco, com fragmentos da impressão de uma fotografia da Guerra de Canudos, e três textos de autoria dele mesmo.

A proximidade com a fotografia integra o processo criativo do artista: entre 2000 e 2014, Alexandre Nóbrega acompanhou Ariano Suassuna (1927-2014), que foi também seu sogro, como assessor. Foram inúmeras viagens pelo Brasil, em missões artísticas que evidenciavam o protagonismo da cultura popular, registradas em fotografias pelo olhar cuidadoso e observador do artista. Deste arquivo fotográfico de mais de três mil imagens, foram escolhidas cerca de 200 fotos que compõem o livro O Decifrador, lançado em 2011.

Mais de Cultura