Top

Carolina Ferraz estrela “A Casa do Grito”, novo filme de Gustavo von Ha

Carolina Ferraz estrela o novo filme de Gustavo von Ha. Foto: Divulgação

Carolina Ferraz é a estrela do novo filme de Gustavo von Ha, intitulado “A Casa do Grito”, que estreia, nesta quinta-feira (23.04), nas redes sociais. O curta conta com participações de figurinhas conhecidas de RG, como Renata Bastos e Johnny Luxo, além dos atores Leonardo Madeiros e Otavio Martins.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

No vídeo de doze minutos, em uma das cenas, há uma sósia de Madonna (Veronica Pires) dançando em frente à famosa pintura “Independência ou Morte”, de Pedro Américo (feita a pedido de Dom Pedro I, na época da independência do Brasil) dentro da Sala da Independência.

O filme também faz alusão às famosas novelas brasileiras (inclusive, uma famosa fala de uma personagem de Carolina é dita em cena).

A narrativa foi construída pela repetição das cenas em meio a erros de gravação, colocando em perspectiva a história brasileira – frequentemente marcada por apagamentos e reconstruções. O impacto dessas narrativas provoca mudanças sociais e pode ser percebida por meio das estruturas sociais e urbanísticas, vivas desde a colonização.

Aliás, em outros vídeos da série aparece a técnica tableaux vivants (modelos vivos), que parecem compor uma fotografia em eterno looping. Foi bastante utilizada para a produção de pinturas neoclássicas.

O filme material será exibido na quinta-feira (23.04), a partir das 18 horas, no site da revista Harpers Bazaar Brasil. Depois do livestream, o vídeo ficará disponível no IGTV tanto no nosso Instagram quanto no de Bazaar (com legenda em inglês).

 

LIVRE ACESSO

O projeto de 12 minutos, na verdade, foi criado a partir de um set de arte, composto por cinco vídeos no total. Eles foram rodados no Museu Paulista da USP e no Parque da Independência, em São Paulo. O diretor teve permissão do próprio Museu da Independência e da SP Film Commission para rodar em seu interior, que está fechado para visitação (a previsão – antes da Covid-19 – era que o museu reabrisse em 2022).

Mais de Cultura