Top

Gustavo Von Ha discute imaginário do gesto na pintura em nova expo

O artista Gustavo von Ha abre exposição individual no Museu de Arte Contemporânea da USP, a partir de 3 de setembro. “Inventário: Arte Outra”, traz 60 trabalhos recentes e inéditos (telas, objetos e vídeo), que discutem o imaginário do gesto na pintura.

Leia mais: Titi Müller protagonizará série “30 coisas para fazer antes dos 30”

A exposição remete a uma visualidade inscrita a partir do segundo pós-guerra, entre os anos 1950 e 1960, também conhecida como action painting, informalismo ou pintura matérica. Quase como um falsificador, o artista se apropriou de procedimentos, modos de fazer e mesmo da construção da imagem de outros artistas, empregando-os em trabalhos que evocam de Jackson Pollock a Alberto Burri.

As telas (ou “não-pinturas”, assim chamados pelo artista) assemelham-se a pinturas que poderiam ter existido naquele período, entretanto, não se tratam de reproduções.

Leia mais: Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso adotam garotinha africana; veja quem são os padrinhos!

Para a curadora Ana Avelar, crítica e professora do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, “esses trabalhos aludem ao mito de um gesto artístico heroico. Uma marca sobre o suporte deixado pelo artista-criador que fundaria, assim, algo novo e original. O resultado são obras que participam de um imaginário da abstração expressiva como um banco de imagens que compõem nosso entendimento artístico”.

As telas elaboradas com tinta espessa, as matéricas (na galeira de fotos!), são realizadas a partir de um processo de reprodução de obras construtivas de pintores brasileiros consagrados, como Alfredo Volpi e Hércules Barsotti. O artista produz uma cópia e, ao transferir essa materialidade para outra tela, acaba por desmanchar aquela primeira imagem. Já as telas geradas por gotejamento e derramamento de tinta reforçam a ideia de uma não-pintura, isto é, de um resultado pictórico que não é produto de uma investigação da pintura, mas sim, de uma de performance desenvolvida a partir do estudo dos “mestres”, que produz como resultado um efeito de espontaneidade semelhante.

Siga RG no FB!

SERVIÇO
“Inventário: Arte Outra”, de Gustavo von Ha
Curadoria: Ana Avelar
Abertura: 3 de setembro de 2016, a partir das 11 h
Encerramento: 5 de fevereiro de 2017
Funcionamento: terça a domingo, das 10 às 18 horas
Local: MAC USP Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301)

Mais de Cultura