Top

I <3 rock'n'roll! No Dia Mundial do Rock, veja curiosidades que marcaram a história do estilo

O rock é comemorado nessa quarta, 13 de julho. A data foi escolhida em homenagem ao Live Aid, um show que aconteceu simultaneamente em Londres e na Filadélfia em 1985 e contou com artistas como Queen, Keith Richards, David Bowie e Paul McCartney. Durante o evento, Phil Collins disse ao público que gostaria que aquele fosse considerado o “dia mundial do rock” e, deste então, o pedido é levado a sério pelos fãs.

Leia Mais: “Beatles Experience vai recriar história através de objetos e cenários”

Aproveitamos, então, para relembrar 10 curiosidades sobre as maiores bandas de rock da história. Confira!

1) Apesar de se chamar “Dia Mundial do Rock”, a data tem mais popularidade no Brasil. A celebração por aqui começou durante a década de 90, quando as rádios paulistanas voltadas para o gênero começaram a mencionar o feriado em sua programação. Por ter sido definido “pelo público”, muitos especialistas contestam a escolha e sugerem que outros momentos deveriam ser comemorados como uma ode ao gênero, como o “primeiro show dos Beatles nos Estados Unidos” e o dia que Elvis Presley gravou uma versão mais rápida da música “That’s All Right”.

2) Conhecido pelo seu perfil agressivo dentro e fora dos palcos, Axl Rose, vocalista do Guns N’ Roses, ia à igreja oito vezes por semana. Por ter crescido em uma família muito religiosa de Indiana, nos Estados Unidos, o músico cantava no coral do local e até ensinava na escola de catecismo aos domingos.

3) Lançado em 1973, o disco “Dark Side of the Moon“, do Pink Floyd, bateu recordes e ficou 741 semanas na lista “Hot 200” da Billboard, saindo dela somente em outubro de 1988.

4) Considera-se que a primeira música brasileira no estilo é a “Rock n’ Roll em Copacabana“, de Cauby Peixoto, lançada em 1957.

Leia Mais: “Lisa Marie Presley entra com pedido de divórcio, diz site”

5) Um dos maiores sucessos do Aerosmith, “I Don’t Wanna Miss a Thing“, foi escrito para Céline Dion.

6) O solo de guitarra no meio do clássico “Beat It“, de Michael Jackson, é um presente de Eddie Van Halen ao rei do pop.

7) Os Ramones tiraram o nome da banda do pseudônimo “Paul Ramone“, usado por Paul McCartney  para dar entrada em hotéis na época que era integrante dos Beatles.

8) O primeiro rock brasileiro a utilizar guitarra foi gravado em 1957 pelo cantor e compositor Betinho, mas nunca foi faixa de um álbum. A versão original da música “Enrolando o Rock” fez parte da trilha sonora do filme “Absolutamente Certo”, de Anselmo Duarte, e posteriormente pôde ser encontrada no LP “O Rock dos Anos 60“, lançado nos anos 80.

9) Conhecido pelo seu hábito de explodir banheiros com fogos de artifício, o baterista da britânica “The Who“, Keith Moon, foi banido das redes de hotéis Holyday Inn, Sheraton e Hilton até o final da sua vida. Considerado o segundo melhor baterista de todos os tempos pela Rolling Stones, ele morreu de overdose em 1978, aos 32 anos.

10) Com 8 minutos e 58 segundos, o single “November Rain“, do Guns N’ Roses, é a canção mais longa a chegar ao topo do Top 10 da Billboard.

Mais de Cultura