Top

SP: Exposição “Beatles Experience” vai recriar história através de objetos e cenários

Por André Aloi

Já pensou em revisitar o local onde os Beatles fizeram shows? Ou então se teletransportar para a famosa Abbey Road, rua onde os quatro músicos gravaram dezenas de CDs? Será possível com a mostra The Beatles Experience – uma exposição com objetos raros da banda (memorabilia), que recriará cenários, com videomapping (projeção em vídeo 3D), e fará com que o espectador reviva a experiência de ter visto os Beatles ao vivo. Ficará em cartaz no Shopping Eldorado, em São Paulo, entre os dias 20 agosto e 8 de novembro.

Leia também: Justin Bieber bate recorde dos Beatles na lista Hot 100 da Billboard

Os detalhes desta parceria estão sendo firmados nesta semana pelos produtores Carlos “Branco” Gualberto (responsável, entre outros projetos, pela criação da Rock Street do Rock in Rio de 2012, dedicada à Inglaterra), Christian Tedesco e Rodrigo Tedesco (do grupo Tom Brasil), sob curadoria de Ricardo Alexandre – estudioso dos garotos de Liverpool, esteve à frente de diferentes trabalhos editoriais, inclusindo o livro “Beatles” (2003). Inicialmente, o projeto passa pelo Brasil, mas uma parceria com um fundo londrino e o Visit Britain (empresa que ajuda a promover o Turismo na Inglaterra) deve catapultar o “museu vivo” a outros países, incluindo a Olimpíada de Tóquio, em 2020.

Veja ainda: Primeiro contrato de gravação dos Beatles vai a leilão

Ainda em fase de captação, os empresários devem arrecadar R$ 16 milhões para dar vida ao projeto. Na instalação, montada no estacionamento do shopping, serão recriados momentos da carreira deles, como Abbey Road e o Cavern Club, e não só reunir itens de colecionador. As pessoas vão experienciar mais do que apenas ver uma exposição. Vamos viver a história mais do que aprender”, explica Christian. “Coisas que as pessoas não conhecem”. Há interesse em trazer os últimos Beatles vivos, Paul McCarteney e Ringo Starr, para a abertura mostra, ou então Yoko Ono (viúva de John Lennon), mas ninguém foi contatado ainda.

A escolha de Ricardo Alexandre para a curadoria é simples, explica Christian. “Além de ser curador e estudioso da música, é curador nato, escreveu livros, é um beatlemaníaco apaixonado. Todo mundo que está entrando no projeto ama os Beatles”, comenta, explicando que o projeto está acontecendo desde o encontro deles no Rock in Rio, há três anos.

CONTEÚDO
Ricardo Alexandre conta que está à frente do conteúdo desde o início, transformando a ideia, estrutura e conjunção de bons parceiros em algo editorial. “O conceito original era que fosse referencial, que fosse um lugar para ir mais do que pudesse conhecer. Em primeiro lugar, tem a roteirização da exposição como um todo, que se construiu a partir de dois conceitos: geográfico e cronológico. Transporta o visitante para lugares ‘sagrados’ da história deles e temporal. Com viés cronológico, de início, meio e fim. Esses dois vetores contam a história, pontos importantes. A partir disso, surgiu a ideia do que você vai ver, como itens originais – que haverá – ou semelhantes (réplicas)”.

Segundo o curador, sabe-se que os próprios Beatles são colecionadores de seu acervo e têm comprado itens raros. Entre os que são considerados o “santo graal” dos Beatles – e se dependesse só dele, gostaria de ver na mostra – são a carteira escolar onde Paul estudou e o LP do álbum branco número 1 (cuja tiragem original é numerada). “A gente está fechando acordos com acervos do mundo inteiro, entrando em contato arquivistas. Temos sido bem recebidos e ficado surpreso com, por exemplo, a colaboração do Cavern Club – que é um dos parceiros – com posteres (de acervo) e material da época. Em algumas semanas, poderemos revelar coisas muito mais legais”, pontua.

Mais de Cultura