Beleza

Febre no TikTok: hidratar a pele úmida é mais eficaz? Especialistas respondem

Share

Dermatologistas explicam a ciência por trás da tendência de skincare que dominou a rede social – Foto: Jonathan Knowles/Getty Images

O TikTok é responsável por impulsionar vários truques de beleza, mas nem todos têm respaldo técnico e científico de profissionais. Recentemente, a rede social está fervilhando com vários vídeos que ensinam a hidratar o rosto úmido para, supostamente, uma hidratação mais potente. Mas será que isso funciona?

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Segundo especialistas, usar o hidratante facial com a pele levemente molhada realmente faz efeito. “O uso do hidratante tópico ajuda a criar uma barreira sobre a pele que previne a perda de água. A pele úmida vai manter mais moléculas de água”, explica Igor Manhães, dermatologista da clínica Horios e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para Daniel Dziabas, dermatologista fundador do Daniel Dziabas Institute, a técnica não vale só para o rosto, mas para o corpo também. “A nossa pele tem naturalmente um manto hidrolipídico formado por água e óleo, então quando a pele está mais úmida, o componente de água do hidratante penetra melhor pela via aquosa, e o componente oleoso penetra melhor pela via lipídica”, afirma.

Ele recomenda que hidratação corporal ocorra principalmente logo após o banho, momento que funciona como uma janela de oportunidade. “Quando usamos um sabonete durante o banho, isso acaba removendo uma manta lipídica que é a oleosidade natural da pele, que hidrata naturalmente, e isso gera um ressecamento imediato. Naquele momento pós-banho, quando a pele está úmida, temos uma oportunidade de introduzir um hidratante para repor a barreira hidrolipídica. Existe uma janela de oportunidade para que a água e óleo presentes nos hidratantes penetre melhor.”

O mesmo vale para o rosto, cuja hidratação é essencial depois da limpeza. “Sabemos cientificamente que a hidratação é eficaz e mais necessária quando a gente acaba de lavar o rosto. É nesse momento que você tirou o manto hidrolipídico e que normalmente é a hora que a pele vai ressecar após a higienização da pele depois do efeito detergente do sabonete.”

No entanto, o especialista alerta que alguns produtos comuns na rotina de skincare devem ser utilizados com a pele seca, como séruns, protetores solares e cremes com agentes antioxidantes como a vitamina C e ácidos como o retinoico e o glicólico. “Muitos dos cremes que utilizamos para tratamento da pele tem PHs muito específicos, componentes mto específicos, que não permitem a presença de água, portanto não devem ser utilizados na pele molhada.”

Também é importante destacar que a pele deve estar apenas levemente úmida para potencializar o efeito da hidratação, e não o contrário. “Se você dilui demais o produto na pele que esta toda molhada, não vai ter o mesmo valor de hidratação”, finaliza.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024