Top

Febre no TikTok: hidratar a pele úmida é mais eficaz? Especialistas respondem

Dermatologistas explicam a ciência por trás da tendência de skincare que dominou a rede social – Foto: Jonathan Knowles/Getty Images

O TikTok é responsável por impulsionar vários truques de beleza, mas nem todos têm respaldo técnico e científico de profissionais. Recentemente, a rede social está fervilhando com vários vídeos que ensinam a hidratar o rosto úmido para, supostamente, uma hidratação mais potente. Mas será que isso funciona?

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Segundo especialistas, usar o hidratante facial com a pele levemente molhada realmente faz efeito. “O uso do hidratante tópico ajuda a criar uma barreira sobre a pele que previne a perda de água. A pele úmida vai manter mais moléculas de água”, explica Igor Manhães, dermatologista da clínica Horios e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para Daniel Dziabas, dermatologista fundador do Daniel Dziabas Institute, a técnica não vale só para o rosto, mas para o corpo também. “A nossa pele tem naturalmente um manto hidrolipídico formado por água e óleo, então quando a pele está mais úmida, o componente de água do hidratante penetra melhor pela via aquosa, e o componente oleoso penetra melhor pela via lipídica”, afirma.

Ele recomenda que hidratação corporal ocorra principalmente logo após o banho, momento que funciona como uma janela de oportunidade. “Quando usamos um sabonete durante o banho, isso acaba removendo uma manta lipídica que é a oleosidade natural da pele, que hidrata naturalmente, e isso gera um ressecamento imediato. Naquele momento pós-banho, quando a pele está úmida, temos uma oportunidade de introduzir um hidratante para repor a barreira hidrolipídica. Existe uma janela de oportunidade para que a água e óleo presentes nos hidratantes penetre melhor.”

O mesmo vale para o rosto, cuja hidratação é essencial depois da limpeza. “Sabemos cientificamente que a hidratação é eficaz e mais necessária quando a gente acaba de lavar o rosto. É nesse momento que você tirou o manto hidrolipídico e que normalmente é a hora que a pele vai ressecar após a higienização da pele depois do efeito detergente do sabonete.”

No entanto, o especialista alerta que alguns produtos comuns na rotina de skincare devem ser utilizados com a pele seca, como séruns, protetores solares e cremes com agentes antioxidantes como a vitamina C e ácidos como o retinoico e o glicólico. “Muitos dos cremes que utilizamos para tratamento da pele tem PHs muito específicos, componentes mto específicos, que não permitem a presença de água, portanto não devem ser utilizados na pele molhada.”

Também é importante destacar que a pele deve estar apenas levemente úmida para potencializar o efeito da hidratação, e não o contrário. “Se você dilui demais o produto na pele que esta toda molhada, não vai ter o mesmo valor de hidratação”, finaliza.

Mais de Beleza