Beleza

5 passos para manter a circulação ativa em casa

Share

Foto: Pixabay

Ficar em casa já é palavra de ordem, mas o cuidado com a saúde, principalmente neste momento, não pode ser deixado de lado, o que inclui a circulação.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

O nosso corpo foi “projetado” para estar sempre em movimento e o sedentarismo provocado pelo fechamento das academias e parques, pode dificultar o retorno venoso, além de diminuir o gasto calórico diário e gerar perigos para a saúde, em especial para os idosos.

O cirurgião vascular Dr. Caio Focassio, da capital paulista, conta como evitar os danos e garantir a boa circulação durante a quarentena.

Panturrilha

Considerado o “segundo coração”, a panturrilha bombeia boa parte do sangue por minuto de movimento, por isso é essencial investir no exercício físico mesmo dentro de casa.

“Atividades que movimentem as panturrilhas, como subir e descer escadas caminhar pela casa ou se levantar na ponta dos pés apoiando em uma mesa, por exemplo, irão auxiliar o fluxo sanguíneo e evitar os problemas vasculares”, ensina o médico.

Circulação

Com o corpo em movimento, principalmente com exercícios de baixo impacto, ajudam a ativar a circulação sanguínea através da contração muscular.

“Isso porque os troncos venosos estão localizados junto aos grupos musculares dos membros inferiores e essa contração melhora o fluxo sanguíneo”, explica o médico, que deixa dicas importantes para este momento de resguardo.

Levantar a cada hora

Ficar sentado é uma posição que desfavorece o retorno do sangue para o coração, levando ao aparecimento de edemas nos membros inferiores.

“É um sintoma comum, nos casos de quem passa muito tempo na mesma posição, sentir um peso e um cansaço nas pernas por causa dessa dificuldade do retorno venoso”, diz.

Para prevenir tais problemas, o médico indica a caminhada pela casa a cada 50 minutos sentado ou na cadeira trabalhando ou no sofá.  Isso irá aumentar a velocidade do fluxo do sangue nas veias.

“A má circulação causa varizes e aumentam as chances de trombose venosa profunda, que podem causar complicações e colocar a vida em risco”, completa.

Usar meias elásticas

Para quem não tem contraindicação, é uma boa medida a ser tomada já que elas melhoram o retorno do sangue ao coração.

Praticar exercícios físicos

Mesmo dentro de casa, mexa-se.

Elevar as pernas

Em casa é possível relaxar e elevar os pés ao final do dia com uma almofada, por exemplo. Assim, o retorno venoso é facilitado, diminuindo o inchaço.

Aumentar o consumo de água

O consumo de água diário ajuda o funcionamento dos rins, diminui inchaços e melhora a saúde de todo o organismo.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024