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5 passos para manter a circulação ativa em casa

Foto: Pixabay

Ficar em casa já é palavra de ordem, mas o cuidado com a saúde, principalmente neste momento, não pode ser deixado de lado, o que inclui a circulação.

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O nosso corpo foi “projetado” para estar sempre em movimento e o sedentarismo provocado pelo fechamento das academias e parques, pode dificultar o retorno venoso, além de diminuir o gasto calórico diário e gerar perigos para a saúde, em especial para os idosos.

O cirurgião vascular Dr. Caio Focassio, da capital paulista, conta como evitar os danos e garantir a boa circulação durante a quarentena.

Panturrilha

Considerado o “segundo coração”, a panturrilha bombeia boa parte do sangue por minuto de movimento, por isso é essencial investir no exercício físico mesmo dentro de casa.

“Atividades que movimentem as panturrilhas, como subir e descer escadas caminhar pela casa ou se levantar na ponta dos pés apoiando em uma mesa, por exemplo, irão auxiliar o fluxo sanguíneo e evitar os problemas vasculares”, ensina o médico.

Circulação

Com o corpo em movimento, principalmente com exercícios de baixo impacto, ajudam a ativar a circulação sanguínea através da contração muscular.

“Isso porque os troncos venosos estão localizados junto aos grupos musculares dos membros inferiores e essa contração melhora o fluxo sanguíneo”, explica o médico, que deixa dicas importantes para este momento de resguardo.

Levantar a cada hora

Ficar sentado é uma posição que desfavorece o retorno do sangue para o coração, levando ao aparecimento de edemas nos membros inferiores.

“É um sintoma comum, nos casos de quem passa muito tempo na mesma posição, sentir um peso e um cansaço nas pernas por causa dessa dificuldade do retorno venoso”, diz.

Para prevenir tais problemas, o médico indica a caminhada pela casa a cada 50 minutos sentado ou na cadeira trabalhando ou no sofá.  Isso irá aumentar a velocidade do fluxo do sangue nas veias.

“A má circulação causa varizes e aumentam as chances de trombose venosa profunda, que podem causar complicações e colocar a vida em risco”, completa.

Usar meias elásticas

Para quem não tem contraindicação, é uma boa medida a ser tomada já que elas melhoram o retorno do sangue ao coração.

Praticar exercícios físicos

Mesmo dentro de casa, mexa-se.

Elevar as pernas

Em casa é possível relaxar e elevar os pés ao final do dia com uma almofada, por exemplo. Assim, o retorno venoso é facilitado, diminuindo o inchaço.

Aumentar o consumo de água

O consumo de água diário ajuda o funcionamento dos rins, diminui inchaços e melhora a saúde de todo o organismo.

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