Top

Domingão do Obama

Já tem palco o discurso do presidente americano ao povo brasileiro

O comentado discurso do presidente Barack Obama ao povo brasileiro, no próximo domingo (20.03), tem local praticamente definido: deve acontecer ali na Cinelândia, no centro do Rio, histórico palco de manifestações políticas. Diz que o “Domingão do Obama” terá até um show musical, cuja atração principal ainda não foi divulgada.

A “turnê” brasileira do presidente começa no sábado (19.03), quando ele aterrissa em Brasília para um encontro com a presidenta Dilma Rousseff. É neste dia que assinará acordos bilaterais que, espera-se, melhorem as relações comerciais entre os dois países – hoje marcadas por um déficit na balança comercial brasileira. O Brasil aguarda com ansiedade um pacotinho de boas novas do governo americano.

O discurso de Obama para o povo brasileiro é uma clara deferência ao país, uma democracia consolidada cuja economia forte faz brilhar os olhinhos ianques. Em frente ao Theatro Municipal, espera-se que Obama reconheça e valorize o papel brasileiro na questão ambiental, no fortalecimento da ideia de democracia na América do Sul (num recado anti-Chavismo), na busca por soluções da paz no planeta. O grande objetivo da diplomacia brasileira – o assento permanente no Conselho de Segurança da ONU – não deve fazer parte do discurso do americano. Especialistas concordam que a posição condescendente do presidente Lula em relação ao Irã atrapalhou as pretensões brasileiras. Bem feito.

Obama e família – Michelle e as duas filhas, Malia e Sasha – devem se hospedar em algum hotel da zona Sul da cidade na noite de domingo para segunda-feira. No roteiro de Obama, uma visita à UPP da favela Cidade de Deus. Já Michelle e as meninas devem fazer um roteiro cultural e social. Apostas?

Mais de Gossip