RG TV

“Alujá”: clipe de estreia de Baobá une ancestralidade preta à potência das identidades de gênero não binárias

Share

Baobá – Foto: Camila Rhodes

Em clipe de estreia, Baobá usa os três minutos do single para sintetizar suas amplas  referências e mostrar a que veio. Com vestes vermelhas que representam Xangô, o senhor do fogo, dos raios e do trovão, Baobá cria sua própria narrativa no tempo e espaço: um diálogo entre a ancestralidade do povo preto em diáspora e as múltiplas possibilidades das vivências pretas contemporâneas.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

Na espiritualidade africana, que vive das relações com a natureza, “Baobá” é uma árvore ancestral, presente principalmente em Madagascar e no Senegal. Trazendo em seu próprio nome a história de tempos imemoriais, Baobá começa seu clipe partindo da raiz. “Alujá” tem como primeiro plano a religiosidade, o som do tambor e as representações vivas dos ritos, desde a dança do Alujá à oferenda para Xangô com o quiabo, alimento que assim como Baobá, fez diáspora da África às Américas.

Fincando suas raízes na terra, a narrativa de Baobá é ancestral ao mesmo passo em que é afrofuturista e não binária, mostrando o futuro dentro de uma perspectiva não somente afro, mas afro e apartada da hétero-cis-normatividade. Afro, livre e imperativa como o trovão de Xangô.

Na sonoridade, “Alujá” mergulha de cabeça nas amplas referências negras, tendo o drum & bass do blues como base e o funk, afrobeat e tambor como tempero. O resultado musical é a miscelânea de artista que bebe da água de nomes como Tim Maia, Bob Marley, Os Tincoãs, Gilberto Gil, Juçara Marçal, Metá-Metá e Baiana System.

Além da parte musical, o clipe de “Alujá” se completa com a performance de Baobá adquirida no estudo das Artes Cênicas. Tomando a cena, explora outras linguagens artísticas na dança, coreografada por Vitória Mbengue, e na escolha dos figurinos, que Baobá assina como stylist. Celebrando uma pegada contemporânea tanto na sonoridade quanto na estética e apresentação corporal, Baobá também se define como um nome do afropop.

últimas notícias

  • Cultura

Natiruts anuncia despedida da banda com turnê pelo Brasil

Após 28 anos, Natiruts anunciou o encerramento da banda com turnê de despedida, nomeada como "Leve com Você". O grupo,…

26.02.2024
  • Cultura

“O Diabo Veste Prada”: Anne Hathaway, Meryl Streep e Emily Blunt se reúnem no SAG Awards 2024

Para matar a saudade, o SAG Awards 2024 uniu novamente Meryl Streep, Emily Blunt e Anne Hathaway após 18 anos…

24.02.2024
  • Moda

Seis looks icônicos de Sofia Richie durante a gestação

Sofia Richie Grainge anunciou que está grávida de seu primeiro filho com o marido, Elliot Grainge. A notícia foi divulgada…

22.02.2024
  • Cultura

Roger Federer ganhará documentário dirigido por Asif Kapadia

A Amazon Prime Video fará a produção de um documentário sobre um dos maiores tenistas da história: Roger Federer. De…

19.02.2024
  • Cultura

BAFTA 2024: “Oppenheimer” é o grande ganhador; veja todos os premiados

Uma noite de glória no BAFTA, premiação de cinema britânica conhecida como um "termômetro" para o Oscar. O filme “Oppenheimer”…

18.02.2024
  • Gossip

Bruno Mars inaugura “The Pinky Ring”, seu bar em Las Vegas

Bruno Mars acaba de abrir um novo lounge de coquetéis, nomeado como "The Pinky Ring", no prestigiado Bellagio Resort &…

16.02.2024