Top

Premiada roteirista Cleissa Regina Martins lança série sobre designers de moda negros

Hissan Silva e Pedro Batalha, criadores da Dendezeiro, integram a série “Preto Tá Ná Moda”, de Cleissa Regina Martins – Foto: Divulgação

Por meio do Prêmio Next Generation, a roteirista Cleissa Regina Martins conseguiu apoio para mostrar ao mundo seu novo projeto, a série “Preto Tá Na Moda / Black is Fashionable”, no ar no canal Futura. Em cada episódio, ela apresenta um designer de moda negro falando sobre seu trabalho, processo criativo e trajetória navegando a indústria da moda brasileira de diferentes locais do País.

SIGA O RG NO INSTAGRAM

“Eu sempre gostei bastante de moda. É uma área na qual é bem difícil para pessoas negras entrarem e se manterem. Então me interessou saber quem está conseguindo furar essa bolha e como estão fazendo isso. A ideia surgiu quando comecei a conhecer alguns designers negros brasileiros que estavam ficando conhecidos na cena e quis muito saber o processo deles, entender como criavam e como tinham chegado ali. Apesar de achar importante falar sobre as dificuldades em entrar nessa estrutura, minha intenção foi ouvir os entrevistados como artistas, entender o que é único nas criações deles. Acho que moda é arte e é política também e busquei na série equilibrar esses dois pontos”, explica a roteirista.

Cleissa Regina Martins – Foto: Estevam Avellar

Cleissa é o nome responsável pela criação e roteirização dos Especiais de Natal “Juntos a Magia Acontece” (2019) e “Juntos a Magia Acontece 2” (2021), o primeiro a ter uma família negra como protagonista. Com esse trabalho, se tornou a primeira roteirista negra a ter um projeto autoral na TV Globo. Atualmente, é colaboradora em “Terra e Paixão”, novela das 21h de Walcyr Carrasco. Nesta nova série documental, além de roteirista, Cleissa faz estreia também como diretora.

“Eu dirigi e produzi a série, então foi um desafio muito grande, mas também muito gratificante ver o resultado agora. Aprendi muito com esse projeto e acho que pude experimentar algumas coisas que não conseguiria se a série não fosse totalmente autoral. Vemos agora uma pressão por mais profissionais negros no mercado, mas na maioria das vezes para ocuparmos esses espaços não conseguimos arriscar, experimentar, temos que entregar algo num formato já pré-concebido. Acho importante fazer algo diferente, mesmo que seja pra fazer melhor aquilo que é o comum”, conta.

Trazendo no próprio nome a referência ao tema da moda, a série também se propõe a fazer uma brincadeira com a ideia de que os negros estão em evidência. “Agora todo mundo precisa estar próximo dos temas das negritudes, mas a verdade é que não somos esse bloco homogêneo que tem sido pintado. Apesar dos personagens terem questões similares, são todos muito diferentes. Cada episódio é muito diferente do outro pela singularidade dos entrevistados. Tem personagem que diz que não viveria se a moda acabasse amanhã, tem personagem que diz que acharia ótimo. Não à toa, o título do último episódio diz que moda é individualidade e a personagem traz com força essa ideia de que pessoas negras não são iguais, somos indivíduos”, afirma.

Com uma equipe majoritariamente negra e jovem e com um bom balanço de gênero, esse também é primeiro projeto de Cleissa realizado pela sua própria produtora, a Gêmeos Filmes, localizada na periferia do Rio, em Magalhães Bastos. Giulia Santos, designer da zona norte do Rio, responsável pela identidade visual da série e Rodrigo Caê, músico e produtor de Belford Roxo, compositor da trilha sonora original, são alguns dos outros jovens negros que compõem a equipe.

“O financiamento era direcionado a pessoas jovens, mas também fiz questão de trazer jovens negros para a equipe, porque por mais que hoje em dia algumas portas estejam se abrindo, muitas vezes os ambientes de trabalho são bem difíceis, ainda majoritariamente brancos, masculinos e onde a gente não consegue se expressar por completo. Uma das coisas mais legais da produção da série foi que a gente conseguiu criar um ambiente acolhedor, justamente por estarmos numa maioria jovem e negra. Fez diferença também para os personagens, que sabiam que a gente entendia os desafios que eles estavam abordando”, ressalta Cleissa.

Ao todo são 8 episódios, sendo exibido um por semana no Canal Futura, às 21h, que também serão disponibilizados no Globoplay. Integram o elenco Hisan Silva e Pedro Batalha (“Moda pra Todos os Corpos”), Jal Vieira (Moda Feita de Gente), Isaac Silva (Moda com Axé), Tenka Dara (Moda que Conecta), Diego Gama (Moda é Forma), Izabella Suzart (Moda nos Pés), Weider Silveiro (Moda é Paixão) e Angela Brito (Moda é Individualidade).

Mais de Moda