Top

Com que roupa eu vou: descubra o poder das cores na moda

Foto: Istock

As cores estão presentes em tudo que vemos no nosso dia a dia, e elas são também muito influenciáveis nas nossas emoções e sensações. Nas roupas, não é diferente; as combinações de cores podem significar muitas coisas e mudar totalmente a forma das pessoas te enxergarem e serem influenciadas com tons e cores diversas.

As roupas que usamos mostram muito do que somos e do que estamos sentindo em determinados dias. Escolher a cor certa, seja para um dia de trabalho, academia ou mesmo para um dia de passeio, muda sua relação com aqueles que vão observar seu look e decifrar suas emoções e seu jeito de ser.

Não é à toa que, recentemente, nas redes sociais, surgiram profissionais que trabalham com colorimetria, que é um estudo das cores usando uma técnica para encontrar aquelas que mais combinam com cada pessoa. Muitos vídeos mostram a diferença que isso faz, até mesmo para uma valorização do rosto e do tom de pele. Por isso, separamos aqui algumas cores, o que elas podem representar e quais sensações elas nos passam.

Amarelo

A cor amarela por si só já chama a atenção por ter um tom mais solar, que nos remete a alegria. Segundo pesquisas de estudiosos das cores, ela serve para chamar a atenção para pontos específicos, e de fato funciona, pois dá um destaque a mais para quem está usando, mesmo que seja apenas em um item como uma bolsa. Seja em um look completo ou apenas em um detalhe, quem quer se destacar pode apostar no amarelo.

Preto

Bem diferente da cor mencionada anteriormente, o preto traz um ar de mais seriedade e reclusão, além de poder ser combinado com diversas outras cores por ser mais neutro e se destacar menos. Por outro lado, o preto pode trazer uma sensação de isolamento e maior introspecção, especialmente por ter um lado um pouco mais “sombrio”.

Rosa

Essa é uma cor que esteve em alta nos últimos tempos com o conceito Barbie Core, inspirado na boneca que tem o rosa como destaque na paleta de cores. Os tons rosados podem trazer uma sensação de delicadeza e carinho, são mais relacionados às relações românticas. Além de poder ser combinado com outras cores, como o preto e o branco, por exemplo.

Branco

E falando na cor branca, ela também é um curinga nas combinações de looks, pois, assim como o preto, pode compor muitos conjuntos. O branco representa equilíbrio e está bastante ligado com paz interior e naturalidade, transmitindo emoções positivas. Não é à toa que é uma cor usada por profissionais da área da saúde, para transpassar bons sentimentos.

Verde

Outra cor que pode ser levada de forma positiva é o verde, que geralmente é visto como uma coloração que traz tranquilidade e sensação de harmonia. Ele é uma boa opção para ser utilizado em dias nos quais é preciso tomar decisões, seja em uma camisa gola padre nos tons esverdeados, uma camiseta, ou até mesmo em acessórios como um brinco ou colar. E combina bastante com o preto e o branco também.

Mais de Moda