Top

Ronaldo Silvestre apresenta a coleção “Futuro do Presente” no SPFW

O estilista Ronaldo Silvestre – Foto: Divulgação

“A máquina de costura é a minha ferramenta de transformação social, com ela eu lutei, luto e lutarei na construção de uma moda humanizada com roupas cheias de cicatrizes, afetos e esperança de um mundo melhor. Na construção do projeto da Fábrica Social ITI, enfrentei muitos desafios diários: centenas de nãos, portas fechadas o tempo todo e o que não faltou foram políticos risonhos zombando dos meus sonhos e ideais de transformação”.

A fala é do estilista mineiro Ronaldo Silvestre, idealizador da etiqueta homônima e do recém-lançado projeto ITI, Fábrica Social, que tem como propósito capacitar e acolher mulheres vítimas da violência doméstica e vulnerabilidade social, com sede e Itabira, Minas Gerais, cidade natal do estilista.

Foto: Divulgação

A coleção da marca Ronaldo Silvestre – que será apresentada na edição N55 do SPFW, nesta sexta-feira (26.05), a partir das 11h, no Senac Lapa Faustolo, integrando o line up da maior semana de moda da América Latina – foi produzida com o respaldo da Fábrica Social ITI – Igualdade Transformação e Inovação social, um instituto que trabalha com o reaproveitamento da indústria têxtil e atende atualmente cerca de 120 mulheres acolhidas e capacitadas a partir da inciativa. O ITI já tem colhido louros, foi reconhecido e contemplado com o prêmio Cidades Empreendedoras, no último dia 27 de março.

O estilista Ronaldo Silvestre – Foto: Divulgação

“O prêmio significa a importância de estar construindo um projeto que reconhece a costura como um objeto de transformação, iniciativa que pode ser replicada em outras cidades. O ITI ter conquistado esse reconhecimento marca de uma forma muito forte a mudança de um período difícil onde ONGs e o terceiro setor foram ameaçados no governo anterior, para novos prumos do desenvolvimento social a partir de agora. Com a premiação temos a certeza de estar no caminho certo, de estar fazendo o que precisa ser feito. Sou apaixonado por moda e por costura, vou lutar para que outras pessoas se apaixonem e enxerguem na moda, no corte e na costura um viés de sobrevivência. Essa fala é de um Ronaldo ser humano interessado em construir uma nova trajetória para a minha própria carreira como designer e estilista, mas como agente social de transformação. A busca por uma moda mais afetiva e humanizada, bem como a visibilidade em um evento como SPFW, nos permitirá ainda uma escala de produção importante para que a engrenagem da nossa fabrica social siga em movimento, estar com todas essas mulheres e suas mãos presentes na concepção da coleção, é algo muito especial” reafirma o estilista e empreendedor social.

Croqui da nova coleção – Foto: Divulgação

Para o desfile da coleção “Futuro do Presente”, no SPFW, serão apresentados ao todo 25 looks, que vestirão um casting de homens e mulheres. Formas orgânicas da natureza são inspirações, assim como as estampas pintadas à mão por crianças do projeto Crescer Sustentável, criando uma identidade única para cada look, que será um ponto alto da apresentação.

A manipulação têxtil realizada no Instituto ITI, continua como grande destaque no trabalho desenvolvido pela marca em suas roupas, é resultado de uma busca por descobrir a essência e a alma dos tecidos, “afinal eles são a nossa segunda pele”, ressalta o diretor criativo. Desta forma retecidos, reciclados, algodão com tingimentos naturais, denim, aparecem como protagonistas. A inspiração vem ainda da desconstrução de uniformes urbanos, florais, lagartas e libélulas, em formas atemporais, amplas e orgânicas, com a aposta no “artwear”.

Croqui da nova coleção – Foto: Divulgação

A estreia da marca Ronaldo Silvestre no SPFW aconteceu na edição 51, em 2021,  quando foi apresentada a coleção “Conspiração”, uma apresentação virtual no auge da pandemia, com o fashion film gravado em Minas, na fazenda onde Carlos Drummond de Andrade nasceu, em Itabira, cidade natal do estilista e sede da Fábrica Social ITI. Essa é a quinta participação da etiqueta no evento.

Mais de Moda