Top

Curso gratuito de moda para criadores periféricos está com inscrições abertas

Foto: Vxaldinei Sousa

Criadores, estilistas e fazedores de moda das periferias de São Paulo têm até 1º de março para se inscrever no curso de formação do Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura, para estudos e aprofundamento teórico e prático da moda periférica. Gratuito e com certificação, o curso tem duração de dois anos e contará com módulos bimestrais teóricos (criação, negócios e indústria da moda) e práticos em laboratórios de corte e costura. O Programa Fábricas de Cultura é da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis.

Podem se inscrever pessoas maiores de 16 anos (sem limite de idade) com alguma experiência em moda, podendo ser da costura em casa até a administração do próprio negócio, como um brechó; e que residam em regiões periféricas na capital ou Região Metropolitana de São Paulo com disponibilidade para comparecer aos encontros na Zona Sul. As inscrições são presenciais na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, local em que as aulas serão ministradas, sendo necessário apresentar documento com foto e comprovante de residência para preencher a ficha.

O critério de seleção para as 30 vagas é por ordem de inscrição. Quem não for selecionado desta vez estará automaticamente na lista de espera, caso haja desistência, e poderá participar dos encontros livres previstos para ocorrer ao longo do ano. As aulas do Núcleo de Moda serão ministradas às terças e quintas-feiras, das 19h30 às 21h30, sob a supervisão de Jaqueline Loyal, publicitária, produtora cultural, afro-indígena e criadora do Movimento de Moda Periférica, o Loyal.

Os encontros terão início no dia 02 de março, quinta-feira, com a ação Diálogos Sobre Moda de Quebrada, composta por duas mesas de conversa. A primeira, que começará às 19h, abordará o “Panorama da Moda Periférica em São Paulo” com empreendedores e estilistas das periferias, como Will da Afro, criador da Afroperifa, Júlia Costa, da marca Ajuliacosta$hop, e Alex Santos, idealizador do P.I.M (Periferia Inventando Moda) e da marca X-Brand; e a segunda, marcada para às 20h, receberá Cintia Faustino Felix, idealizadora da marca AZ Marias, para falar sobre os “Caminhos da Moda: da formação à criação”, com foco nas possibilidades das profissões que contemplam a moda e seus desdobramentos.

A formação do Núcleo de Moda também visa colaborar com a construção crítica e sociocultural dos aprendizes ao abordar questões relacionadas à representatividade, o espaço das periferias no mercado da moda, padrões corporais e o manifesto da contra moda.

Sonhos nas passarelas periféricas

Quem quiser saber do que os aprendizes do Núcleo de Moda das Fábricas de Cultura são capazes não pode deixar de visitar a exposição “Qual Sua Moda?”, que reúne a coleção colaborativa produzida por 15 criadores e estilistas de periferias da Zona Sul participantes da imersão “Troca de Saberes: Qual sua Moda?” realizada entre outubro e dezembro de 2022.

A exposição será aberta para visitação no dia 17 de fevereiro, sexta-feira, às 19h, com a intervenção do Sarau Fala Memo, que faz parte do coletivo Fuckground, que conta com diversos artistas periféricos da zona sul de São Paulo. Será possível visitar a exposição no hall do teatro da  Fábrica de Cultura Jardim São Luís gratuitamente até o dia 02 de março, durante o horário de funcionamento da unidade (de terça a sexta, das 9h às 19h, e fins de semana e feriados, das 12h às 17h).

Durante a imersão, os aprendizes foram incentivados a criar, trocar, costurar e desfilar a partir da temática “Sonhos”, de forma a atravessar o discurso de viver seus anseios, desejos e sonhos dentro da moda. Além das peças, o público poderá ver os croquis e as fotos do desfile realizado em dezembro.

As pessoas que não conseguirem visitar a exposição poderão assistir ao registro audiovisual do Desfile Sonhos e Visão de Futuro com Loyal, que mostrará as peças e performances dos artistas Ash, poeta do coletivo Fuck Ground, Marabu, Alt Niss e do Coletivo Crash, que se apresentaram durante o desfile. O vídeo será publicado no canal do Youtube das Fábricas de Cultura no dia 10 de fevereiro, às 15h.

Rua Antônio Ramos Rosa, 651, SP – Telefone: (11) 5510-5530.

Mais de Moda