Oficina de Criação – Foto: Rogério Ortiz
A Casa de Criadores surgiu em 1997 como uma semana de moda autoral, tornando-se celeiro de talentos, hoje nomes consagrados, e agora é uma plataforma que busca projetar e contribuir para o desenvolvimento estrutural de diversas áreas da economia criativa. Por isso, teve início a primeira de suas ações para fomento das muitas etapas da cadeia da moda em 2023.
A Casa é parceira da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de São Paulo (SMDET) na realização do Curso Moda Sustentável – Criação e Processos, com a entidade Corpo Rastreado, rede colaborativa de produtores, artistas e técnicos em produção cultural.
O curso acontece por meio do Fashion Sampa, programa da SMDET que busca incentivar a moda com foco na geração de oportunidades de trabalho, emprego e renda, incentivando a competitividade do segmento. Ações de qualificação e acesso ao mercado para costureiros e costureiras, que residem e trabalham em regiões vulneráveis de São Paulo, são o fundamento do Fashion Sampa. Assim, a realização do Moda Sustentável, prevê a qualificação profissional em moda voltada para todos os tipos de atividades do segmento para moradores da Zona Norte paulistana. Foram oferecidas 25 vagas para candidatos interessados em aperfeiçoar sua qualificação e receber noções de estímulo ao empreendedorismo.
“O setor de moda e costura é uma das principais fontes de renda de milhares de pessoas na cidade de São Paulo, ocupadas em funções que vão desde a manutenção de peças até a criação de roupas e acessórios. O Fashion Sampa foi elaborado justamente para que estes trabalhadores possam potencializar os negócios e dinamizar o setor, contribuindo com a geração de renda e a economia criativa do município”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
As aulas serão ministradas pelos estilistas Alexandre dos Anjos e Jorge Feitosa, com coordenação pedagógica de Eduardo Araújo Silva, e vão passar por temas como corte e costura, upcycling (reaproveitamento de materiais), sustentabilidade e modelagem. O Moda Sustentável vai ampliar o número de qualificados em moda, criação e costura do Fashion Sampa, que já somam 64.
“Estamos articulando essa parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho há bastante tempo. A ideia é darmos continuidade ao trabalho que iniciamos ao criar o Instituto Casa de Criadores, ou seja, oferecer ensino de qualidade em moda para um público cada vez mais amplo, com o compromisso de chegar às pessoas que mais sofrem com os mecanismos de segregação econômica, racial e de gênero. Além de projetos gratuitos e acessíveis, queremos capacitar e gerar negócios, além de abrir espaços de mudança e de abertura para novas ideias e outros paradigmas de protagonismo”, diz André Hidalgo, diretor artístico da Casa de Criadores e coordenador geral da Oficina.
O curso termina nesta sexta-feira (20.01), com carga horária de 25 horas. Os candidatos, todos moradores na Zona Norte, foram selecionados por sua experiência anterior em corte e costura, sua aptidão a participar das aulas e suas habilidades com máquina de costura.